Saiba como escolher o tamanho correto de sutiã

Saiba como escolher o tamanho correto de sutiã

Quer vestir-se bem? Então, preste muita atenção ao seu tamanho de lingerie!

Vestir-se bem sempre é uma grande preocupação para a maioria das mulheres. Muito se escreve sobre roupas, sapatos, acessórios… E com certeza tudo isso é muito importante! Mas existe um detalhe ainda mais importante, pois pode detonar qualquer visual, independente de quão maravilhoso seja o look, a “lingerie”.

Isso mesmo, querida Diva, você precisa escolher a “lingerie” certa, aquela que se adepta as características do seu corpo e também as da roupa que você vai usar!

Vamos lá… Uma lista do que é importante:

Escolher o tamanho certo. É muito comum as mulheres comprarem peças que não estão de acordo com o seu tamanho, muitas vezes para não encararem a realidade, assim, compram maior ou menor.

Uma pesquisa americana bastante conhecida chegou à conclusão de que 80% das mulheres usam o tamanho errado do sutiã, sendo que 70% usam um tamanho menor e 10% usam um tamanho maior.

Dica para escolher o tamanho certo:

  • Quem tem mais busto deve optar por alças mais reforçadas, com as costas mais largas, barbatanas na lateral e uma pala abaixo do seio.
  • Já pra quem tem pouco seio, o ideal são peças com ajuste ou fechamento na frente, peças sem bojo estão proibidas, pois deixam os seios ainda menores. Se a intenção for ganhar um pouco maios de volume, escolha modelos com espuma grossa em todo o bojo, agora se  a intenção for dar aquele “up” e valorizar o colo, prefira os sutiãs com pequenas porções na parte de baixo do bojo. Contudo não exagere no volume, pois neste caso a peça não se encaixa do seu corpo, o que vai deixar o truque muito evidente.

Leia mais em: como escolher o sutiã certo de Fabiana Scaranzi

  • Ao provar, fique reta com os braços estendidos, observe bem o caimento, seja critica, existem muitos modelos e marcas no mercado, ache aquele modelo que lhe cai bem. Pode dar um pouco de trabalho, mas valerá a pena!
  • Um grande problema, muitas vezes é o tamanho das costas, pois você pode usar o bojo 42 e suas costas serem 40. Neste caso a “lingerie” nunca ficará bem.

Nos Estados Unidos e Europa, quase todas as marcas fabricam tamanhos diferenciados de taças e costas, ou seja, o fabricante leva em conta o tamanho do seu seio e de seu tórax. Isso faz com que o sutiã tenha duas medidas: um numero, para as costas e uma letra para as busto: 40-A, 40-B, 40-C, e assim por diante.

No Brasil, são poucas as marcas que fabricam peças com estas numerações, o que é inconcebível  para um país com tanta diversidade de biótipos.

Eu mesma tenho um grave problema nas escolhas dos tamanhos e quase todo o sutiã que compro preciso levar ao alfaiate, para que ele diminua as costas. Um verdadeiro transtorno e não sai barato. Mas juro que vale a pena, pois minhas costas são tamanho 36, ou seja, PP e meu busto, (comprado é claro…kkkk) é 46. Se você também precisar deste tipo de ajuste, procure um bom profissional ou a peça vai ficar horrível e impossível de ser usada, falo isso por experiência própria.

Não esqueça!

  • As alças de silicone, por não serem invisíveis não são elegantes, não devem aparecer. Se forem para mostrar escolha os modelos com rendas, tules,  pérolas, metais, alças coloridas, bem acabadas… Se for para aparecer que seja em alto estilo! Há! Em ocasiões sociais as alças jamais devem aparecer!

Vou lhe ajudar a calcular seu tamanho ideal de sutiã:

1- Tórax – Meça a circunferência das costas.

  • Passe uma fita métrica em volta do seu tórax, bem abaixo do peito, anote a medida. Tenha alguns cuidados essenciais, como certificar-se de que a fita esta reta e deixe o os braços abaixados, ou seja, rente ao corpo.

2 – Tamanho da taça/bojo.

Cabe salientar que o tamanho do bojo não é absoluto, e sim proporcional ao tamanho das costas, portanto, um sutiã 40-c tem menos volume que um sutiã 42-c, ok?

  • Em pé, passe a fita métrica ao redor do corpo bem sobre a parte mais cheia dos seios, mantenha-se reta, de preferência com os braços rentes ao corpo.

Agora confira as medidas na tabela a baixo, para achar o seu tamanho certo de sutiã:

Saiba sobre: Como encontrar o tamanho certo de sutiã.

E a parte de baixo? Ou seja a calcinha.

Calcinha marcando é o ôh! Além de sempre te deixar parecendo mais “cheinha” do que você é. Aqui vale de novo, a premissa de escolher o tamanho e o modelo certo.

  • Calcinhas de renda sem costura, não marcam as gordurinhas e valorizam a cintura. Também sou fã do fio duplo, que deixa o corpo bonito sem marcar.
  • Calcinhas mais altas, também entram bem em algumas ocasiões.
  • Agora atenção, calcinhas de tirinhas são ideais para encontros amorosos, fazer um charme, mas para vestir-se no dia a dia são perigosas por ficarem mais aparentes.

Minhas queridas Divas, espero que tenham gostado de mais estas dicas. Deixem aqui seus comentários, vou aguardar ansiosa…

Leia mais sobre esse assunto: Truques para encontrar a lingerie certa.