Pedra Fusion, Zircônia, Diamante e Strass. Entenda as diferenças.

Pedra Fusion, Zircônia, Diamante e Strass. Entenda as diferenças.

Temos no mercado uma grande variedade de produtos, de diversos materiais e preços em todos os nichos de consumo, desde alimentação, vestuário, remédios, etc.

Muitas vezes o que nos parece iguais ou similares, possuem uma grande diferença oculta. Com as semi joias, ocorre o mesmo e o que nos ajuda na escolha é nosso conhecimento, além claro, da Beleza, uma vez que este é um item de adorno.

Resolvi fazer este post, pois vejo que existe uma grande duvida sobre, principalmente, a diferença entre strass e zircônia, e mais recentemente zircônia fusion.

Vamos lá….

Diamante

O diamante é uma gema natural, formada a partir de moléculas de carbono. Considerado o material mais duro do mundo e também o mais raro.

Difusão perfeita da luz, raridade e beleza que o torna também a pedra mais cara.

Fusion

Recentemente apareceu a pedra fusion, ou termo correto a Zircônia fusion, de um brilho contagiante e cores belíssimas. Um pouco mais cara que a zircônia cúbica tradicional, mas sua beleza vale o preço.

Assim como a zircônia cúbica, a fusion também é feita em laboratório, contudo, ela passa por algumas transformações, com o objetivo de deixá-las com um ar mais cristal e com veios internos, assim fica mais próxima da gema de uma pedra verdadeira.

As pedras fusion possuem um aspecto quebradiço em seu interior, como pequenos cortes ou veios, imitando as veias das pedras preciosas. Isso faz com que essas pedras sejam muito parecidas com as gemas verdadeiras utilizadas nas jóias em ouro maciço, o que a torna a pedra mais procurada e desejada do momento.

As Pedras fusion são bem diferentes das zircônias tradicionais, pois possuem um efeito craquelado e por este motivo, cada pedra fusion é única, nunca são iguais umas as outras.

Confira a Nossa Coleção de Pedras Fusion

Então, ajudou? Claro que esta é uma explicação bem simples, mas dá para notar as diferenças e também justificar a diferença de valores.

Zircônia

Existem dois tipos de zircônias, a natural feita a partir de uma substância também rara encontrada na natureza e a zircônia cúbica, produzida em laboratório, assim conhecida por ser  cristalizada no sistema cúbico.

Por ter um custo bastante acessível e ser a melhor imitação do diamante, a zircônia cúbica se popularizou e atualmente é amplamente utilizada na produção de semijoias.

Sua durabilidade e beleza são muito superior ao strass, o que faz seu custo um pouco mais elevado valer muito a pena.

Geralmente usado como cravação, que é um sistema de produção que deixa a peça muito similar a uma joia. Neste forma de produção as zircônias são colocadas uma a uma em um molde, que posteriormente será preenchido com uma liga metálica na forma liquida  e ao esfriar, este ficara incrustado na peça.

Strass

O strass é uma pedra sintética feita de vidro ou acrílico que  tem sua base revestida de metal para dar mais brilho a pedra.

É uma opção mais barata que a zircônia, porém com qualidade, beleza e durabilidade muito inferior.

Então, ajudou? Claro que esta é uma explicação bem simples, mas dá para notar as particularidades de cada um e também justificar a diferença de valores. No site da Donadiva Semijoias você encontra semijoias feitas com zircônias, confira!