Como identificar semijoias de qualidade? Saiba em quais características prestar atenção

Como identificar semijoias de qualidade? Saiba em quais características prestar atenção

Para ter sucesso na venda de semijoias é importante conquistar e fidelizar as clientes. Para isso, é fundamental saber as características de uma boa revendedora, mas também como comprar produtos de qualidade. 

Além de saber escolher um fornecedor, você deve ter conhecimento sobre os procedimentos e materiais da peça para saber se as semijoias são de qualidade.

Confira esse conteúdo que separamos para você! 

Pontos para avaliar se a semijoia é de qualidade:

Metal base

Perguntar ao fornecedor qual metal base é usado na fabricação das peças é o primeiro passo, pois pode ser feito com material de “baixa fusão” ou “alta fusão”. 

O de “baixa fusão” é barato, mas o material é fraco e mole. Com isso, os pinos dos brincos caem ou amolecem com facilidade e a camada do banho de ouro ou ródio não adere à peça corretamente, deixando rebarbas e mau acabamento.

Já o processo da liga de latão (alta fusão) é muito similar a produção de joias, onde o metal ainda em estado líquido (por conta das altas temperaturas) é despejado dentro do molde, depois é feito o acabamento, polimento e outras etapas necessárias. O resultado do processo são semijoias duras, boa aderência do banho e detalhes semelhantes ao de uma joia. 

Leia mais: Qual a diferença entre semijoia e folheado?

Acabamento

Quando a semijoia é de qualidade, ela possui ótimo acabamento nos fechos, pinos e soldas, sem apresentar rebarbas ou defeitos. O brilho é muito próximo a peças em ouro maciço, a cor é uniforme e a textura é isenta de imperfeições. 

Algumas características da má qualidade do banho ou material da peça são: 

  • Fraqueza; 
  • Detalhes mal-acabados; 
  • Correntes fracas que aumentam de tamanho ao serem esticadas ou que arrebentam constantemente.

Além disso, tenha atenção com os seguintes pontos sobre peças com pedras, zircônias e pérolas: 

  • Zircônias são cravejadas, ou seja, incrustadas nas semijoias em um processo próximo à ourivesaria;
  • Pedras são fixas em brincos, anéis e colares, por garras fortes e bem acabadas;
  • Pérolas devem ser acrílicas e com um bom verniz. A falta de brilho e arranhões indicam baixa qualidade.

Qualidade do banho

Para alcançar a qualidade ideal, o processo de banho da semijoia e as camadas de ouro ou ródio são essenciais, com o mínimo de 10 milésimos de espessura. 

As semijoias da Donadiva possuem camadas de até 20 milésimos (colares, anéis, pulseiras, tornozeleiras e berloques), o dobro da maioria das peças do mercado. Já os brincos possuem 10 mm de espessura. Além disso, nosso revestimento é com tecnologia hipoalergênica. 

Conheça nosso processo de banho de ouro

Garantia

Uma semijoia de qualidade com certeza terá um período de garantia do fabricante, o que demonstrará que a empresa confia e afirma que está vendendo um produto legítimo e de boa procedência.

A garantia da Donadiva cobre o desgaste natural do banho de ouro ou ródio por até 1 ano. 

Leia mais: Saiba os cuidados que você deve ter com suas semijoias

Preço

A semijoia de qualidade pode ter preços acessíveis, mas, se forem baratas demais, pode desconfiar. 

As peças precisam do banho em ouro, e um de qualidade possui custo elevado. Como a cotação do ouro é o mesmo para todos os fabricantes, há um preço mínimo para que a empresa não tenha prejuízo, certo? Então, se estiverem muito abaixo do valor médio do mercado, podem estar recebendo uma espessura de ouro menor que o obrigatório.

Entendeu como identificar a qualidade de semijoias?

Neste conteúdo demos dicas de como identificar uma semijoia de qualidade, pois isso contribuirá para o seu sucesso como revendedor ou comprador.

As principais dicas são estar atenta a: metal base, acabamento, garantia, preço e qualidade do banho de brilho. 

Agora, complemente seus conhecimentos com 5 dicas para encontrar o melhor fornecedor de semijoias

Dúvidas frequentes sobre semijoias de qualidade

A semijoia de qualidade pode ter preços acessíveis, mas, se forem baratas demais, pode desconfiar. As peças precisam do banho em ouro, e um de qualidade possui custo elevado. 

Como a cotação do ouro é o mesmo para todos os fabricantes, há um preço mínimo para que a empresa não tenha prejuízo, então, se as semijoias estiverem muito abaixo do valor médio do mercado, podem estar recebendo uma espessura de ouro menor que o obrigatório.