Empreendedorismo

Os 8 erros mais comuns cometidos na revenda de semi joias

A boa experiência de compra é fundamental para realizar um negócio e garantir vendas futuras. No entanto, é comum encontrar novatas na área da revenda de semi joias sem o conhecimento necessário para garantir um bom atendimento ao cliente.

Na ansiedade de fazer uma negociação ou mesmo manter a renda mensal para pagar as contas, tem muita gente cometendo erros básicos que afastam a cliente. Uma boa vendedora sabe identificar a abertura e as necessidades da cliente, informa benefícios e faz boas negociações.

Para ajudá-las, fizemos uma lista com os erros mais comuns cometidos na revenda de sem joias. As sugestões podem ser usadas também por profissionais de outras áreas para proporcionar um bom atendimento e garantir o retorno do cliente. Esperamos que gostem.

Veja dicas do que não fazer na hora de vender o seu produto:

  • Pressionar

Por diversos motivos – metas, contas a pagar, tempo sem vendas – a vendedora pode ficar estressada e acabar pressionando a cliente. Esse comportamento é errado. Ninguém gosta de ser forçado a nada e você corre o risco de perder essa venda e as futuras.

  • Não ouvir

Tem coisa mais chata que você querer uma coisa e o vendedor ignorar tudo o que você pediu e te empurrar outra? Ouça as necessidades do seu cliente e faça o possível para atendê-las. Um vendedor que não escuta, não vende.

  • Não ter uma meta estabelecida

Para chegar a algum lugar, você precisa de metas. Elas ajudam a nos estimular e incentivar o nosso trabalho nos dias que estamos mais desanimados. Também são ótimas para ver a nossa evolução. Procura colocar uma meta de atender 3 a 4 clientes por dia e faturar R$300 neste dia.

  • Não ter uma boa apresentação

Em qualquer trabalho é importante se vestir bem. E no de sem joias isso é ainda mais fundamental, pois o produto vendido é justamente da área da beleza. Se você estiver bonita e com sem joias novas e brilhando, a cliente vai querer usar o seu produto para ficar tão bela quanto você.

Dica: quando for escolher uma peça para uso seu, sempre compre 2 ou 3 a mais do mesmo modelo, pois é esta que a sua cliente vai querer se você estiver com uma boa apresentação.

  • Interrupções

A cliente está fazendo várias perguntas sobre os produtos e tudo o que você faz é ficar no WhatsApp falando com o namorado ou no telefone reclamando de alguém para a amiga. Pode ter certeza de que as chances de perder clientes e vendas para a concorrência são altas.

Se for para não ser atendida, a cliente não precisa de vendedor. Basta decidir fazer as compras pela internet. Não é isso que você quer, não é?

  • Não organizar o mostruário

Seja minimalista. O mostruário de sem joias precisa estar impecável, com as peças organizadas e separadas de acordo com suas características, anel com anel, brinco com brinco, etc. E o mais importante, sempre embalados perfeitamente com etiqueta, cartela e dentro de saquinhos plásticos novos. Embalagem agrega valor ao produto, já pensou comprar um sapato na loja sem caixa e sem sacola?

Qualquer bagunça visual pode deixar você e a sua cliente confusa. Isso influi diretamente na compra. Um mostruário arrumado também te ajuda na hora de sugerir combinações e a vender mais.

Dica: Tenha também sempre embalagens de presente, sua cliente muitas vezes compra acessórios para presentear.

  • Não fazer pós-venda ou minimizar reclamações

Feedback é sempre bom. O fecho pode ser ruim, a prata escurecer, o produto não funcionar como deveria… Essas são informações preciosas que vêm de graça em uma simples ligação para avaliar se a cliente está satisfeita.

Vale lembrar que nem sempre a cliente tem razão, mas é ela que fecha a conta e recomenda seu negócio. Ouça atentamente todas as reclamações e faça o necessário para resolver os problemas que ela apresentar.

  • Não ter lançamentos e tendências

Não adianta ter uma cliente assídua se toda vez que ela te visitar você apresentar as mesmas coisas ou oferecer peças muito antigas, que já saíram de moda. Fique atenta às tendências e aos lançamentos para sempre ter as melhores sugestões à cliente.

Dica: veja se alguma personagem de novela está usando algo parecido e ressalte na hora da venda.

Gostou das nossas dicas?

Então, compartilhe esse texto para que suas amigas revendedoras também saibam como melhorar o atendimento e aumentar as vendas! Ah, e se tiver alguma sugestão, dúvida ou crítica, é só deixar nos comentários que teremos o prazer de responder.

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