Dicas

5 Super dicas para manter suas semi joias sempre lindas!

A semi joia é por definição uma réplica de joia, contudo, não é maciça em metal nobre, o que recebe é um revestimento fino (milésimos de espessura) em ouro, prata ou outro metal nobre.

O método pelo qual essa camada é depositada na peça chama-se galvanoplastia, também conhecido como banho.

A espessura do metal nobre a ser aplicado na peça, é medido em milésimos e varia muito de fabricante para fabricante.

Não é somente a espessura da camada final de ouro que dá a durabilidade e beleza a semi joia, mas também os seus pré-banhos que preparam a peça, melhoram o acabamento e proporcionam melhor aderência do banho de ouro final.

São eles que tornam a peça antialérgica (níquel-free) ou não, também são de extrema importância para a durabilidade do banho, pois  dão maior ou menor aderência a este.

Como podemos perceber não é um processo tão simples.

Mas uma coisa é certa, mesmo sendo um banho de excelente qualidade e de espessura acima de 10 milésimos nas semi joias Donadiva, existem cuidados necessários para que este banho, ou essa camada de revestimento não seja aos poucos enfraquecida e a peça acabe por perder seu brilho e cor.

Confira abaixo a lista com 5 dicas essenciais para manter as semi joias lindas por muito tempo:

 

1- Atrito:

O atrito é o que desgasta com maior rapidez a camada de revestimento da semi joia, isso porque o contato constante com outros metais, superfícies ásperas e louças arranha a camada de ouro, expondo o metal base abaixo.

O Ouro é um metal por natureza muito mole, e por ter menor dureza que outros metais e materiais desgasta antes quando ocorre o atrito. Já ouviu falar que o diamante tem dureza 10 na escala de 1 à 10? Para se ter ideia o ouro tem dureza 2,5 a 3 o que o torna bastante mole comparado com outros metais.

Se você gosta de usar varias peças juntas, colocar vários anéis num mesmo dedo ou usar suas semi joias com relógio, saiba que o atrito vai aos poucos desgastando a camada de revestimento, e o ouro por ser muito mole (menor dureza) tende a desgastar em contato com outros metais.

Tente alternar o uso das peças, minimizando o tempo de atrito, assim elas terão mais durabilidade.

O ideal é usá-las separadas, ou misturar peças mais leves para que o atrito não seja tão intenso.

 

2- Uso de perfume, desodorante e creme:

Perfume, desodorante e creme são compostos químicos que além de água e álcool, possuem muitos outros componentes ácidos e alcalinos que agridem e causam oxidação ao banho de ouro.

Retire sua semi joia antes de aplicar perfumes, pomadas e cremes e deixe-os secar por alguns instantes, só em seguida volte a colocar-lá.

Se por acidente elas entrarem em contato com estes produtos, lave-as com agua corrente e sabão neutro, secando-as com papel toalha e depois aqueça-as com secador para tirar toda umidade.

Definitivamente, a umidade é péssima para as semi joias e sempre deve ser evitada.

Guarde suas semi joias em local seco e tente colocar algumas peças de giz escolar no mesmo compartimento, pois eles absorvem a umidade do ar.

 

3- Banho de chuveiro, piscina ou mar:

A água é oxidativa, possui sal na composição e danifica o banho, portanto tire as semi joias ao tomar banho todos os dias, pode ser incomodo mas elas duraram muito mais, além de permanecerem com mais brilho e beleza.

A piscina além da água possui cloro, portanto, o dano é mais rápido, bastando um mergulho para ser irreversível.

Água e sal também não são nada saudável para suas semi joias.

Se quer elas bonitas e duradouras deixe-as longe da praia.

Se você não gosta de banho de mar saiba que a areia também contem sal e danifica as peças.

 

4-Utilizá-las durante a faxina:

Utilizar suas semi joias durante a faxina definitivamente é uma péssima decisão.

Como já falamos antes, o ouro é por natureza muito mole, e em contato com louças, talheres e panelas podem desgastar por atrito.

Produtos de limpeza, baldes vassouras, esponjas, escovas….tudo isso vai danifica-las, e com certeza ao final da limpeza você já verá sinais do estrago, por isso, seja prudente e retire-as antes de iniciar qualquer trabalho manual intenso.

 

5-Semi joias e academia:

Semi joias e academia não combinam mesmo!!! Jamais use semi joias para malhar.

Pode até parecer estranho, mas tem pessoas que utilizam acessórios na academia, e não estou falando da recepcionista, nem da secretária, estou falando de pessoas que as utilizam para treinar.

Atrito intenso com halteres e barras podem arranhar o banho de ouro em um único exercício, isso porque o ouro é muito mais mole que os metais usados nos halteres e barras.

Sabe aquelas ranhuras das barras e halteres? Parecem uma lixa não é? Essas ranhuras desgastam a camada de banho da semi joia em um único movimento, e é considerado mau uso em caso de você querer receber a garantia da semi joia.

 

Caros amigos, revendedores e consumidores devemos nos informar e informar nossos clientes dos cuidados necessários para aumentar a durabilidade das semi joias.

Vale sempre o “bom senso”, como tudo nesta vida!

Leia também:

Vamos falar de algo muito importante! A GARANTIA!

Quer montar um mostruário “top” e arrasar nas vendas? Leia essas 12 super dicas.

O que um bom fornecedor de semi joias precisa oferecer?

5 dicas para aumentar a durabilidade de suas semijoias

Logo, logo farei outro post falando da limpeza e dos cuidados necessários para guardar as semi joias.

Gostou? Curta e siga!
Facebook
Instagram
Google+
YouTube