10 erros em vendas para revendedoras de semijoias não cometerem

10 erros em vendas para revendedoras de semijoias não cometerem

A revenda de semijoias é um excelente negócio por não demandar um investimento muito alto e ter um rápido retorno. Poucas pessoas resistem aos encantos dos acessórios, então ao abrir o mostruário você já atrai o interesse do público!

O bom atendimento e experiência de compra complementam os fatores fundamentais que devem ser oferecidos para o sucesso do empreendimento. 

Então, independentemente de você ser uma revendedora experiente ou estar apenas começando, existem erros que você deve estar atenta para não cometer durante as vendas ou poderá prejudicar o seu negócio. Na ansiedade de fazer uma negociação ou manter a renda mensal para pagar as contas, é comum cometer erros básicos que afastam as clientes.

Por isso, confira o conteúdo que preparamos sobre os diferentes tipos de erros em vendas a serem evitados. Assim, você conseguirá passar credibilidade, profissionalismo e, principalmente, alavancar as suas vendas!

Navegue para saber mais sobre os erros em vendas de semijoias:

Erros de vendas no atendimento a clientes de semijoias

O atendimento é uma das partes mais importantes da revenda, afinal, não adianta você ter os modelos certos de semijoias de qualidade se não conseguir manter os clientes. Então, fique bem atenta aos seguintes pontos, pois uma prática de atendimento de má qualidade pode arruinar o seu negócio!

revendedora de semijoias sorrindo mostrando-se bem receptiva a atender a cliente

Interrupções 

Ofereça atenção as clientes quando eles enviarem mensagens e também na venda ao vivo. Você não deve interromper o atendimento para fazer outra coisa, o cliente deve ser a prioridade naquele momento. Além disso, não se atrase para os horários agendados.

Se não for para ser atendida, a cliente não precisa de vendedor, basta fazer as compras pela internet. Não é isso que você quer, não é?

Não criar uma relação com o cliente

O atendimento personalizado e o pós-venda são diferenciais interessantes que ajudam você a se destacar.  

Dicas simples que ajudam você a estreitar os laços com os clientes são:

  • Chamar pelo primeiro nome;
  • Não usar mensagens genéricas;
  • Enviar as novidades dos modelos que demonstrou interesse;
  • Entrar em contato para verificar se ocorreu tudo bem com a compra e o que o cliente achou; 
  • Se mostrar disponível para tirar dúvidas e dar dicas. 

Não ouvir e pressionar

Por diversos motivos – metas, contas a pagar, tempo sem vendas – a vendedora pode ficar estressada e acabar pressionando a cliente. Esse comportamento é errado. Ninguém gosta de ser forçado a nada e você arrisca perder essa venda e as futuras.

Quando algum cliente entrar em contato perguntando sobre uma determinada peça que você não tem, seja sincera e não tente vender um produto. Tentar enganar a cliente ou vender alguma coisa de maneira forçada é sempre um grande erro. 

Ouça as necessidades do seu cliente e faça o possível para atendê-las. Um vendedor que não escuta, não vende. Uma boa vendedora sabe identificar a abertura e as necessidades da cliente, informa benefícios e conduz boas negociações.

Então, quando tiver a oportunidade, você pode apresentar alternativas interessantes e bem fundamentadas, pois a cliente vai se sentir importante, respeitada e agradecida.

Fazer falsas promoções

Quando você consegue um cliente, deve se esforçar para mantê-lo e criar falsas promoções fará o oposto. Quem compra as suas semijoias já sabe o preço médio das pelas, então não faz sentido você tentar mentir sobre os preços para tentar conseguir novos clientes. 

Faça promoções que sejam vantajosas para os clientes que você já tem e para atrair novos também, assim, você aumenta os seus lucros, tem chance de aumentar o número de clientes e ainda valoriza quem já compra com você.

Não fazer pós-venda ou minimizar reclamações

Feedback é sempre bom. O fecho pode ser ruim, a prata escurecer, o produto não funcionar como deveria… Essas são informações preciosas que vêm de graça em uma simples ligação para avaliar se a cliente está satisfeita.

Vale lembrar que nem sempre a cliente tem razão, mas é ela que fecha a conta e recomenda seu negócio. Ouça atentamente todas as reclamações e faça o necessário para resolver os problemas que ela apresentar.

Erros na gestão do negócio

A revenda de semijoias não é restrita a parte da venda e contato com o cliente, a parte operacional também é fundamental para que você consiga sucesso. 

Mulher organizando os processos de gestão do empreendimento dela de revenda de semijoias

Não ter uma meta estabelecida

Você precisa dedicar tempo a planejamento e organização. É essencial criar metas, saber organizar as finanças e escolher o público alvo para o qual quer vender.  

Saber o público-alvo é importante para entender os hábitos de consumo, os interesses, a renda e redes sociais usadas pelo segmento. Assim, é possível traçar estratégias para quais produtos e quantidade de peças para manter em catálogo, e também como atrair e se relacionador com os clientes. 

Já as metas  ajudam a estimular e incentivar o trabalho nos dias mais desanimados. Também são ótimas para perceber a evolução. Uma boa meta inicial é de atender 3 a 4 clientes por dia e faturar R$300.

Não controlar adequadamente seu estoque

Uma boa revendedora de semijoias conhece suas clientes e sabe os tipos de mercadoria que têm mais saída. Por isso, ela consegue se planejar e montar o mostruário com uma quantidade de peças que atenda a essa demanda sem que haja falta ou produtos encalhados.

Não investir na divulgação online 

O online é um método de mostrar aos os seus produtos, os serviços, as novidades e dar dicas as clientes. Então, é uma forma de dar credibilidade ao seu empreendimento e uma oportunidade de criar conexão com o público-alvo. 

Leia mais: Revenda de semijoias: Saiba como divulgar suas peças nas redes sociais

Os principais erros relacionados a mostruário e catálogo estão relacionados a apresentação as peças, a variedade de modelos e a atualização de tendências. 

Revendedora de semijoias expondo um catálogo diverso e bonito com a ajuda do melhor fornecedor de semijoias

Não ter uma boa apresentação pessoal

Em qualquer trabalho é importante se vestir bem. E no de semi joias isso é ainda mais fundamental, pois o produto vendido é justamente da área da beleza. Se você estiver bonita e com semi joias novas e brilhando, a cliente vai querer usar o seu produto para ficar tão bela quanto você.

Dica: quando for escolher uma peça para uso pessoal, sempre compre 2 ou 3 a mais do mesmo modelo, pois é esta que a sua cliente vai querer se você estiver com uma boa apresentação.

Não organizar o mostruário ou mantê-lo com poucas peças

Seu mostruário é a sua vitrine, então, qualquer bagunça visual pode deixar você e a sua cliente confusa. Por isso, evite que seu catálogo tenha muitas opções e pareça caótico ou fique vazio demais e pareça que você tem poucas opções ou está trabalhando com o que sobrou do catálogo. 

O mostruário de semi joias precisa ser impecável, sempre limpo e organizado. Aspeças não podem ficar amontoadas e soltas no estojo, elas devem ser  separadas por categorias e características, por exemplo, anel com anel e brinco com brinco. Essa organização te ajuda na hora de sugerir combinações e vender mais.

Além disso, o mais importante é manter as semijoias  embaladas perfeitamente, ou seja, com etiqueta, cartela e dentro de saquinhos plásticos novos. A embalagem agrega valor ao produto, já pensou comprar um sapato na loja sem caixa e sem sacola?

Dica: Tenha também sempre embalagens de presente, sua cliente muitas vezes compra acessórios para presentear.

Não ter lançamentos e tendências

Não adianta ter uma cliente assídua se toda vez que ela te visitar você apresentar as mesmas coisas ou oferecer peças muito antigas, que já saíram de moda. Fique atenta às tendências e aos lançamentos para sempre ter as melhores sugestões à cliente. 

Além disso, com o investimento na diversidade de modelos, você consegue atender aos diferentes estilos das clientes. 

Dica: veja se alguma personagem de novela está usando algo parecido e ressalte na hora da venda.

Não saber sobre o universo das semijoias

Para ser uma revendedora de semijoias de sucesso, você precisa saber as características das peças e se manter atualizada com relação às tendências da moda. Isso inclui saber o que as celebridades e influenciadoras estão usando para conseguir oferecer informações sobre os produtos e ainda saber dar dicas sobre as melhores composições com os acessórios.

Quando uma cliente pergunta sobre uma determinada peça, ou se um tipo de acessório combina com outro, você deve responder com segurança. Inclusive, conhecer bem o assunto, ajuda você a montar um mostruário mais atrativo e atualizado, então, por consequência, consegue atrair mais clientes.

Erros na escolha do fornecedor de semijoias

O fornecedor é responsável pelo seu estoque, pela qualidade das semijoias e pela garantia das peças. Então, você precisa avaliar como escolher o melhor fornecedor de semijoias ou se está na hora de trocar o seu. 

Mãos trabalhando em escapulário de semijoia

Escolher um fornecedor ruim 

Você deve escolher um fornecedor com semijoias de qualidade, bom atendimento, suporte que funciona e com garantia do banho de brilho. Assim, você ganha mais um diferencial e passa confiança aos clientes. 

Além disso, atente-se aos prazos de entrega, valor de fretes, variedades de modelos de semijoias e frequência de atualização do catálogo. 

Leia mais: 5 dicas para encontrar o melhor fornecedor de semijoias

Comprar peças de má qualidade

Você precisa achar o equilíbrio entre o preço e a qualidade. Então, deve avaliar o custo-benefício das peças considerando o valor, o acabamento e a espessura do banho de brilho da semijoia. 

Gostou das nossas dicas?

Ser uma revendedora de semijoias bem-sucedida não é tão difícil. Basta que você preste atenção nas suas clientes, mantenha o mostruário sempre atualizado, pesquise bastante sobre o assunto e aposte em um bom atendimento. Feito isso, é só começar a contabilizar seus lucros!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Donadiva para estar por dentro do que acontece no universo das semijoias e revenda de semijoias.

Você também pode compartilhar  esse texto com suas amigas revendedoras para que elas também saibam como melhorar o atendimento e aumentar as vendas! 

Ah, se tiver alguma sugestão, dúvida ou crítica, é só deixar nos comentários que teremos o prazer de responder.

Dúvidas frequentes sobre erros em vendas de semijoias