Semijoias para festa: dicas de peças para as mais diversas ocasiões especiais da sua vida

Semijoias para festa: dicas de peças para as mais diversas ocasiões especiais da sua vida

Momentos únicos pedem um visual de arrasar, seja durante um casamento, uma festa de 15 anos, uma formatura, as bodas de casamento, as festas de fim de ano ou a confraternização da empresa. Só que escolher as melhores combinações pode ser um desafio. 

Quem nunca se questionou se as semijoias e as roupas estão harmonizando bem ou estão exageradas para certa ocasião? 

Como ninguém quer se destacar mais do que deveria em um evento ou estar com um visual brega, é super normal surgirem dúvidas. O problema é quando estas situações abalam a sua autoconfiança ou te fazem perder horas experimentando e selecionando as peças. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar! 

Entenda a seguir como fazer as melhores escolhas de semijoias para complementar o visual e esteja preparada para desfilar elegância nos diferentes tipos de eventos. 

Confira dicas de semijoias para festa:

Como escolher os melhores modelos de semijoias para festa?

Cada tipo de acessório complementa o look de forma diferente e o resultado pode ser a harmonização do visual ou uma combinação exagerada e brega. 

Para fazer as melhores escolhas de semijoias e acrescentar um toque especial no seu visual, sem deixar de lado o seu estilo próprio, é importante considerar: 

  • Modelo da roupa; 
  • Cor da roupa;
  • Evento;
  • Local;
  • Período do dia (manhã, tarde ou noite);
  • Se é anfitriã ou convidada;
  • Como será a maquiagem. 

Leia mais: 4 dicas de como combinar a maquiagem com semijoias

E por que estes fatores são tão importantes? 

Em uma festa de casamento, por exemplo, o destaque principal deve ser a anfitriã da comemoração, por isso, uma noiva e uma convidada não devem usar os mesmos acessórios. 

Já o local do evento é um critério para compreender o nível de formalidade, afinal, um salão luxuoso e um espaço em casa são cenários bastante diferentes. O primeiro requer semijoias mais sofisticadas que ficariam exageradas no segundo ambiente, pois situações informais combinam mais com peças pequenas e discretas.

Leia mais: Como escolher semijoias para usar em um casamento?

Qual peça de semijoia usar em cada evento?

Como há diversos fatores a serem considerados para escolher as melhores semijoias, confira dicas para fazer combinações de arrasar e valorizar o seu visual nos diferentes tipos de evento!

Brincos

O tamanho e a atenção que os brincos devem chamar depende da ocasião e das características da festa. Quanto mais luxuosa, maior e mais brilhosa a semijoia deve ser para se destacar.

Para as debutantes, funcionam combinações de diferentes semijoias ou brincos grandes, principalmente em vestidos mais abertos, como o modelo “tomara que caia”, para agregar brilho e glamour. 

Os brincos funcionam bem como complemento a roupas com bastante informação, como vestidos rendados, já que demandam semijoias mais discretas, e também com trajes sem decote, já que roupas com a gola mais fechada não ficam bem com colares.

Leia mais: Saiba o brinco que mais combina com o seu rosto

A junção de ródio e zircônia funciona como um coringa, pois se adéquam a qualquer tipo de evento e são interessantes para pessoas de destaque, como madrinhas, damas de honra e mãe da noiva em casamentos. 

Colares ou chocker 

Os colares são ideais para visuais sofisticados e funcionam muito bem com roupas decotadas. Mas, fique alerta porque para cada decote há um modelo de colar mais adequado!

Os modelos com pedras são recomendados para as diferentes ocasiões especiais por oferecerem elegância. Já o charme do colar com pérolas funciona para casamentos por contribuir com um estilo chique na medida certa e combinar com os variados tipos de vestidos.

Para festas de 15 anos e confraternização da empresa um chocker é mais adequado por serem casuais ao mesmo tempo em que oferecem estilo.  

Leia mais: Entenda o jeito certo de usar um choker

Brinco + colar ou chocker

Essa combinação mais tradicional é uma alternativa segura para agregar estilo ao visual, funcionando desde os mais clássicos até os modernos e descontraídos. Então, são indicados para eventos de trabalho e também para casamentos. 

Os colares em ouro ou ródio com pontos de luz ou até sem, funcionam se forem da mesma cor dos brincos ou da roupa escolhida. 

Os casamento e bodas exigem acessórios mais luxuosos e requintados, então, para as anfitriãs da comemoração (noivas ou esposas) é válido usar semijoias com pedrarias, sendo a zircônia e as pérolas algumas das principais indicações. Outra opção é usar colares com pingentes e brincos de grandes pedras. Já para os convidados, é necessário sofisticação com peças mais discretas, como as argolas.  

Em visuais com branco em eventos de fim de ano, as possibilidades de combinações são grandes. É possível optar pelo ouro ou ródio, mas também ousar nas cores para atrair o que deseja!

Em festas de 15 anos são indicadas peças mais vibrantes. As debutantes podem harmonizar os brincos e os colares entre si e com o vestido, enquanto as convidadas podem substituir os cordões por chocker por serem peças mais casuais e, ainda assim, estilosas. 

Brincos + pulseiras

Para cores mais fortes, como roxo, vermelho, rosa, verde e cores terrosas, não é recomendado adicionar colares. Para estes casos brincos funcionam melhor, sendo suficientes para dar o charme e toque de estilo para o momento. 

Em alguns casos, também vale adicionar pulseiras de tons claros, como ródio e zircônia branca, ou de cor semelhante à peça de roupa. Assim, as cores não irão brigar e sim complementar. Essa junção também funcionam com roupas pretas e para convidadas de festa de 15 anos. Para as festas de formatura, as pulseiras de ouro são uma opção para trazer vida ao visual. 

Leia mais: Saiba como combinar cores de semijoias diferentes

Já sabe qual semijoias usar na ocasião especial? 

Te demos dicas sobre os principais critérios a serem considerar antes de escolher a semijoia que dará o plus para a sua composição. 

Ainda te indicamos algumas combinações para diferentes eventos, caso não tenha tempo de planejar ou não queira se arriscar. Você também poderá conferir outros conteúdos no nosso blog e aprender como montar variados looks! 

Agora, se você já sabe como será o evento e qual será a sua roupa, já pode escolher a peça que dará o tcham no seu look. 

Confira nossas dicas de como montar um mix de semijoias harmônico!

Dúvidas frequentes sobre semijoias para festas