Dicas para explorar a versatilidade da tornozeleira feminina

Dicas para explorar a versatilidade da tornozeleira feminina

A tornozeleira feminina é uma peça delicada, estilosa e bastante versátil. Pela diversidade de modelos, funciona para ocasiões mais descontraídas até as mais sofisticadas e chiques em looks de diferentes personalidades.

Para criar combinações incríveis com a semijoia basta se guiar por regras básicas e bom senso. Por exemplo, é importante ter em mente que um sapato e uma tornozeleira com brilhos não devem ser usados juntos, pois o resultado é cafona.

Pensando em como evitar esse tipo de situação, separamos dicas de como combinar as peças de roupas, calçados e a tornozeleira para montar looks de arrasar! 

Navegue para ter dicas de como usar a tornozeleira feminina:

Os modelos de tornozeleiras femininas

A tornozeleira teve origem em país árabe e até hoje demonstra ser bastante popular no Egito e Índia. Quando foi criada, ela tinha chocalhos para os maridos ouvirem o barulho quando as esposas se movessem e, assim, saber a localização delas com facilidade. No fim do século XX, a peça foi ressignificada e adotada como acessório de moda nos países do Ocidente. Mesmo na Índia, país asiático, a tornozeleira feminina não tem mais conotação negativa, sendo usada principalmente nos casamentos.

Atualmente, os modelos de tornozeleira feminina podem ser de couro, búzios, miçangas, prata e de ouro. Esta diversidade torna o uso da peça bastante flexível, tendo modelos para todos os gostos e cabendo de ocasiões mais simples do cotidiano até as mais luxuosas e elaboradas, como jantares chiques e formaturas. 

Alguns dos modelos são:

  • Simples; 
  • Com olho grego;
  • Elos;
  • Bolinhas;
  • Pingentes;
  • Três fios;
  • Temáticos.

Com tanta variedade, ainda há margem para explorar a criatividade e criar diversos visuais.

Leia mais: Conheça o significado de olho grego para a sua semijoia

Dicas de como combinar a tornozeleira feminina em diferentes visuais

Antes de escolher um modelo de tornozeleira feminina para compor o visual, é importante considerar que a tornozeleira precisa se destacar e ser a protagonista. Por isso, a semijoia não combina com meia-calça e as mulheres mais altas devem usar modelos mais grossos.

Complementando a tornozeleira

Para quem deseja visuais mais ousados que vai além do básico, podem arriscar combinar a tornozeleira com anéis nos dedos dos pés, união comum na Índia, ou com outras tornozeleiras. Tenha cuidado para não exagerar ou criar combinações ruins, como várias tornozeleiras e salto alto. 

A combinação de mais de uma tornozeleira funciona com 3 unidades que tenham o mesmo material ou com tema comum. Uma dica é deixar as duas de cima mais justas e a debaixo mais frouxa. 

Combinação com roupas e calçados

Em relação a roupas e calçados, os modelos de tornozeleira podem ser usados em propostas mais formais ou descontraídas. O importante é ter atenção ao que é harmônico e o que não é. 

Uma vantagem é que a tornozeleira não precisa harmonizar com outras semijoias, diferentemente de cordões e brincos que precisam combinar quando usados juntos. Por exemplo, um cordão dourado com brincos prateados geralmente não funciona bem.

A regra geral é semelhante a de qualquer acessório: 

  • Visuais mais básicos do cotidiano, como esportivos e descontraídos: peças com correntes de diferentes grossuras, podendo acrescentar pingentes, texturas ou brilho;
  • Combinações glamourosas para ocasiões mais formais, como festas e eventos à noite: peças de modelos finos, clássicas, com brilho moderado e design ousado. Pingentes devem ser evitados. 

O importante sobre as peças de roupa é que não sejam longas a ponto de esconder o tornozelo, por ser importante deixar a área em evidência. Então, a tornozeleira combina com peças mais curtas de vestidos, shorts jeans e saias, e também com certos modelos de calças, como pantacourt, jogger e skinny.

Os calçados que funcionam com a tornozeleira vão desde a rasteirinha e chinelo, até sandálias, tênis e salto alto. As exceções são tênis esportivos e sandálias com amarrações. 

Apesar dessa variedade dos estilos de calçados que a peça combina, é necessário que ambos harmonizem e sejam escolhidos conforme a ocasião. Por isso, opte por calçados mais simples sem deixar a personalidade de lado. 

Confira dicas de como combinar as tornozeleiras femininas com os diferentes modelos de calçados:

Sapatilha e mule

Ambos os calçados são confortáveis e versáteis, sendo indicados para combinações mais casuais e elegantes. A dica é que modelos estampados ou com detalhes devem ser usados com tornozeleiras mais simples para não ter poluição visual.  

Rasteirinha

Por serem abertas, há grande destaque para os pés e possibilidade de diversas combinações, dos modelos mais ousados aos mais simples. Para versões da semijoias com pedras brilhosas devem ser utilizadas roupas mais simples, já as versões mais simples de tornozeleira funcionam bem com vestidos estampados.

Tênis

O tênis não é restrito a combinações casuais, também sendo um elemento de looks elegantes e confortáveis com vestidos, saias midi e calça. Assim, a combinação tênis e tornozeleira é válida para visuais diários e noturnos, bastando que a semijoia e o calçado tenham harmonia.

Salto baixo, médio ou alto 

Para a combinação da tornozeleira com o salto ou calçados com brilho funcionar, a preferência é ambos serem discretos. O calçado deve ser neutro, sem brilhos ou detalhes demais, e a tornozeleira deve ter no máximo um pingente. 

O que achou das dicas de como usar tornozeleira feminina?

A tornozeleira feminina é uma semijoia que combina bastante com as estações mais quentes e funciona muito bem para cidades litorâneas. Como a peça é bastante versátil, complementa visuais descontraídos e também mais formais. O ponto principal para criar os visuais é deixar espaço para o tornozelo se destacar. 

Agora que você já sabe sobre a versatilidade da peça e o quanto ela pode agregar ao visual, que tal começar a colocar modelos de tornozeleiras femininas no seu catálogo? Confira os nossos modelos de tornozeleiras disponíveis.

Dúvidas frequentes sobre como usar tornozeleira feminina

Uma vantagem é que a tornozeleira não precisa harmonizar com semijoias em outras partes do corpo, como colares e brincos. Além disso, a tornozeleira pode ser usada junto a anéis nos dedos dos pés e com outras tornozeleiras, geralmente até 3, desde que elas sejam do mesmo material ou tenham um tema comum.