Qual a diferença entre semijoia e folheado?

Qual a diferença entre semijoia e folheado?

As semijoias banhadas e os folheados competem pela preferência do público no mercado de acessórios. Por isso, é essencial saber explicar sobre as peça do seu catálogo e valorizar os seus produtos.

É claro que não é necessário saber todas as respostas para ser uma boa revendedora, mas se um cliente perguntar sobre a diferença entre semijoia e folheado, a qualidade de uma peça ou o significado de cor específica, a resposta deve estar na ponta da língua. 

Confira o conteúdo sobre a diferença entre semijoia e folheado e compreenda as características e os benefícios de cada uma.  

Entenda a diferença entre semijoia e folheado:

O que é um folheado?

O folheado é um fino revestimento de metal precioso, como ouro ou prata. Esse processo é feito via chapeamento, ou seja, forte compressão para juntar uma fina folha do material com a peça.

Como esse processo é complexo e realizado peça a peça, os acessórios folheados estão perdendo espaço no mercado de vendas e revendas. 

O que é uma semijoia banhada?

As semijoias são acessórios de metais não nobres (geralmente bronze, cobre ou latão) banhadas com metal precioso nas camadas mais superficiais, como ouro e/ou ródio, via técnica chamada galvanoplastia

Nesse processo de banhamento há a imersão da semijoia no metal precioso e utilização de corrente elétrica para aderência do metal a peça. O tempo de imersão para a fixação do metal é variável, mas conforme maior tempo submerso, maior será a espessura da cobertura. O ideal é que a espessura seja de no mínimo 5 milésimos, pois isso aumenta a durabilidade e torna o acessório de qualidade.

Além disso, o ideal é aplicar verniz após o processo do banho para finalizar o processo. Assim, a peça tem maior proteção contra oxidações (substâncias abrasivas, como cloro e álcool, corrói o revestimento em ouro) e outros desgastes. 

Processo de galvanoplastia das peças Donadiva

Para conseguir um banho uniforme e idêntico em todas as peças, a Donadiva utiliza tecnologia de ponta para realizar a galvanoplastia. 

Confira as 8 etapas para a produção das semijoias Donadiva:

Limpeza

Nessa fase é utilizada corrente elétrica para remover as impurezas da peça, evitando manchas e melhorando a aderência do banho de ouro.

Cobre Alcalino 

Primeira camada do banho: o cobre alcalino é utilizado para eliminar as imperfeições na superfície da peça, deixando-a lisa e uniforme.

Cobre ácido

Segunda camada: o cobre ácido é utilizado para dar brilho, nivelar a superfície e aumentar a resistência das peças.

Paládio

Terceira camada: o paládio tem excelente resistência a corrosão e torna os produtos hipoalergênicos. É utilizado no lugar do níquel por ser um metal de maior nobreza e valor elevado. 

Pré-ouro ou ródio

Quarta camada: assegura a perfeita aderência da camada principal de ouro ou ródio e protege de contaminações.

Banho

Quinta camada: processo de maior aderência de ouro ou ródio na peça (até 20 milésimos de espessura).

Cor Final

Sexta camada: etapa final de aplicação de ouro ou ródio para determinar um padrão de tonalidade homogênea;

Verniz

Processo de imersão para aplicar uma camada (transparente) de verniz que aumente a preservação do banho e o brilho final da semijoia. 

Com todos esses processos, composições e finalização diferentes entre o folheado e as semijoias banhadas, quais as principais características e diferenças entre as peças conforme o processo? 

Diferenças: banhado x folheado

As diferentes características do folheado e da semijoia banhada são resultados dos processos pelos quais as peças passam. 

Enquanto a galvanoplastia dos acessórios banhados é mais fácil e eficiente, por ser possível realizar o processo do banho em várias peças simultaneamente, o chapeamento é mais complexo, pois precisa ser aplicado peça a peça.

Com isso, a técnica para produzir folheados está sendo descontinuada e os acessórios folheados caindo em desuso. Por consequência, as semijoias vão ganhando espaço no mercado de acessórios. 

Ainda assim, cada um tem uma preferência, por isso, a seguir há as características das peças que passam pelos dois processos. 

Características das peças folheadas

  • Frágeis; 
  • Adquirem marcas facilmente;
  • Preço mais acessível;
  • Acabamento sem muito perfeccionismo.

Características das peças banhadas

  • Maior durabilidade; 
  • Camada(s) de proteção mais grossa(s);
  • Anti alérgica; 
  • Acabamento mais cuidadoso;
  • Semelhante a joias autênticas.

Então, os diferentes processos interferem e muito no custo, durabilidade e qualidade das peças. 

Além disso, o banho das peças pode ser realizado com ouro e/ou ródio, resultando em algumas diferenças. Confira algumas características de cada um:

Banho de ouro

  • Mais comum;
  • Mais resistente, inclusive contra oxidação;
  • Valor variável conforme quilates. 

Banho de ródio branco e ródio negro

  • Alternativa para o banho de prata;
  • Alto preço; 
  • Alta durabilidade.  

Os atributos do ródio branco e negro são iguais, exceto pela cor, já que dão diferentes tons a peça. 

Diferenciais das semijoias da Donadiva

Mesmo com a espessura do banho de ouro ou ródio sendo muito acima do encontrado no mercado de joias banhadas, as peças possuem garantia de 1 ano.

Além da garantia, há outros diferenciais que a Donadiva oferece como:

  • Grande espessura de ouro ou ródio – de 10 milésimos nos brincos e de até 20 milésimos em colares, anéis, pulseiras, tornozeleiras e berloques;
  • Cor do banho igual a uma joia;
  • Peças confeccionadas com metais resistentes e duráveis;
  • Design exclusivo;
  • Banho hipoalergênico;
  • Níquel free;
  • Verniz especial – maior brilho e proteção.

Então, apesar do folheado ser mais atrativo por serem peças mais baratas, a qualidade deve ser o ponto principal, por isso as semijoias banhadas possuem o melhor custo-benefício mesmo com o valor mais alto. 

Entendeu por que as semijoias da Donadiva têm ótimo custo-benefício? 

Agora você já sabe que o que diferencia a semijoia e o folheado são os processos de galvanoplastia e chapeamento. Por isso, consegue responder a dúvidas básicas sobre o assunto, além de ter entendido os motivos de o banhado ser a melhor opção e saber os diferenciais atrativos das peças da Donadiva.

Sempre opte pela semijoia que te oferece garantia e que seja possível checar a qualidade dos metais.

Dúvidas frequentes sobre a diferença entre semijoia e folheado

O folheado sempre foi uma escolha popular pelos preços mais atrativo que as semijoias banhadas. Entretanto, por apresentar maior durabilidade e melhor qualidade, cada vez mais as semijoias banhadas estão se tornando a preferência pelo melhor custo benefício.