Quanto adquirir? Como administrar seu estoque

Quanto adquirir? Como administrar seu estoque

Saber exatamente o que e quanto comprar é um dos maiores desafios de qualquer responsável por gerenciar um estoque. Afinal, ninguém quer ter produtos em falta ou sobrando nos mostruários, não é verdade? 

Escolher bem suas peças é um exercício constante de observação. Quanto mais você conhece seu público, mais fácil é entender o que vai fazer sucesso ou não. Mas se você ainda não sabe como fazer isso, nós podemos ajudar com algumas dicas bem legais para administrar seu estoque. É só continuar acompanhando esse conteúdo para descobrir!

Entenda a demanda para administrar seu estoque

O primeiro passo para um bom controle de estoque e para saber o que comprar e qual a quantidade certa de cada produto é entender sua demanda. Para isso, uma dica é dividir seus produtos em categorias. Veja a seguir algumas ideias. 

Produtos regulares 

Esses são os itens que você precisa ter sempre em estoque. Geralmente, a demanda por eles é regular, ainda que não seja intensa. É o caso de alguns pratos em restaurantes ou o “carro-chefe” da sua empresa, por exemplo. Esses são os tipos de produtos que não podem faltar de jeito nenhum. Portanto, tenha sempre um estoque de segurança. 

Produtos sazonais 

Em algumas épocas do ano surgem demandas específicas que devem ser atendidas. É o caso de itens de decoração natalina no final do ano, semijoias de corações no dia dos namorados e presentes para o dia das mães, por exemplo.

Nesse caso, o importante é ter planejamento e não deixar as compras para a última hora. Você também pode comprar as peças e deixá-las guardadas até a procura começar a aumentar. 

Produtos novos e na moda

Provavelmente, esse é o ponto mais sensível. Afinal, é difícil prever qual tendência vai bombar e qual corre o risco de ficar encalhada no mostruário. Por isso, você precisa entender sobre os produtos que comercializa.

No caso das semijoias, por exemplo, se uma peça começa a aparecer muito nas páginas das celebridades e dos influenciadores, vale a pena comprar alguns exemplares para fazer um teste. 

Planeje-se com antecedência 

O planejamento é essencial para administrar seu estoque de maneira inteligente. O ideal é mapear todas as datas comemorativas, situações sazonais e épocas mais paradas para traçar suas estratégias com antecedência. 

Com isso, é possível separar os recursos necessários para fazer suas compras, planejar promoções e até guardar dinheiro para as temporadas menos movimentadas. Dessa forma, você não corre o risco de ser surpreendida por demandas inesperadas, ou por falta de recursos para pagar as contas. 

Administrar seu estoque de maneira eficiente demanda, principalmente, planejamento e organização. É necessário entender o perfil dos seus clientes e mapear as épocas de maior movimento, como datas comemorativas que sejam relacionadas com o seu segmento. Além disso, planeje-se e organize as finanças com antecedência para não sofrer com problemas inesperados!

Agora que você já sabe como administrar seu estoque de maneira mais eficiente, aproveite que já está por aqui e descubra também qual a importância do relacionamento com os clientes.