4 dicas para vender semijoias em época sazonal

4 dicas para vender semijoias em época sazonal

Existem algumas datas durante o ano que são excelentes oportunidades para intensificar as vendas de semijoias

Portanto, vale a pena identificar quais são esses momentos e se planejar muito bem para eles! Afinal, quando a época sazonal chegar, você precisa estar com o mostruário preparado, certo?

Para ajudar você a se organizar melhor, montamos um pequeno guia com 4 dicas valiosas. As iniciativas que estão a seguir vão contribuir muito para que você aproveite bem cada período do seu ano! 

Entenda quais são e coloque tudo em prática agora mesmo.

1. Avalie cada época sazonal de acordo com o seu público

Existem muitas datas comemorativas e períodos em que as pessoas estão mais propensas a comprar semijoias. Geralmente, são as épocas próximas ao Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e Ano Novo, entre outras.

É claro que isso pode variar muito de acordo com o perfil dos seus clientes. Análise, por exemplo, a faixa etária, o poder aquisitivo e os interesses das pessoas que costumam consumir seus produtos. 

Se você tem uma vasta clientela religiosa, por exemplo, é importante valorizar aquelas datas comemorativas de cunho religioso. Isso ocorre também com os universitários e seus parentes, quando se aproxima a data de formatura e colação de grau, por exemplo.

2. Compre as semijoias com boa antecedência

Para aproveitar todo o potencial de uma época sazonal, é conveniente se planejar com um pouco de antecedência.

Por exemplo, as semijoias personalizadas tem um grande apelo e são perfeitas para presentear, pois além de feitas sob encomenda, levam muito significado e emoção.

Você deve se programar para efetuar os pedidos no mínimo 45 antes da data, pois tem que levar em conta o prazo de produção e a entrega desses produtos feitos sob encomenda.

Para o Dia dos Namorados, por exemplo, comece a fazer suas encomendas já em meados de abril. Dessa maneira, no momento em que começarem as campanhas para aquela comemoração, você já terá um mostruário cheio de corações e outros itens específicos para a ocasião!

3. Crie algumas promoções especiais 

Para ganhar a atenção dos clientes em períodos disputados como as datas comemorativas, você precisa criar diferenciais para os seus produtos. Aproveite essas ocasiões, portanto, para oferecer embalagens especiais para as semijoias, condições melhores de pagamento e até mesmo brindes.

As campanhas em que a pessoa ganha um desconto na compra de dois itens, por exemplo, costumam ser bastante atrativas. Outra recomendação é firmar boas parcerias e realizar sorteios. 

Não se esqueça ainda de ficar de olho no que a concorrência está fazendo e inovar sempre! Use a criatividade e saia na frente da concorrência.

4. Prepare-se para os períodos de vendas em baixa 

Assim como existem períodos em que as vendas sobem bastante, há aquelas semanas quando parece que ninguém vai comprar nada. Nessas horas você precisa manter a calma e pensar em boas maneiras de atrair sua clientela.

Use suas redes sociais, então, participe de eventos e aposte em divulgação! Se você já trabalha com isso há algum tempinho, é bem provável que saiba que épocas são essas. Nesse caso, vale a pena fazer uma reserva de caixa.

Trabalhar com semijoias exige planejamento, como qualquer outro empreendimento! Você precisa mapear cada época sazonal relevante para seu público, incluindo os períodos de escassez. 

Feito isso, será possível fazer suas compras de maneira assertiva e aproveitar ao máximo cada uma dessas ocasiões. Com isso, quando o período de baixa de vendas chegar, você não entrará em desespero e poderá vencê-lo sem estresse.

Receba mais conteúdo para melhorar o seu negócio. Siga a nossa página no Facebook e veja nosso Instagram para ver tudo em primeira mão!