5 dicas para manter suas semijoias sempre lindas
A semijoia é por definição uma réplica de joia, contudo, não é maciça em metal nobre, o que recebe é um revestimento fino (milésimos de espessura) em ouro, prata ou outro metal nobre.
O método pelo qual essa camada é depositada na peça chama-se galvanoplastia, também conhecido como banho.
A espessura do metal nobre a ser aplicado na peça, é medido em milésimos e varia muito de fabricante para fabricante.
Não é somente a espessura da camada final de ouro que dá a durabilidade e beleza a semijoia, mas também os seus pré-banhos que preparam a peça, melhoram o acabamento e proporcionam melhor aderência do banho de ouro final.
São eles que tornam a peça antialérgica (níquel-free) ou não, também são de extrema importância para a durabilidade do banho, pois dão maior ou menor aderência a este.
Como podemos perceber não é um processo tão simples.
Mas uma coisa é certa, mesmo sendo um banho de excelente qualidade e de espessura até 20 milésimos nas semijoias Donadiva, existem cuidados necessários para que este banho, ou essa camada de revestimento não seja aos poucos enfraquecida e a peça acabe por perder seu brilho e cor.
Confira abaixo a lista com 5 dicas essenciais para manter as semijoias lindas por muito tempo.
Atrito
O atrito é o que desgasta com maior rapidez a camada de revestimento da semijoia, isso porque o contato constante com outros metais, superfícies ásperas e louças arranha a camada de ouro, expondo o metal base abaixo.
O Ouro é um metal por natureza muito mole, e por ter menor dureza que outros metais e materiais desgasta antes quando ocorre o atrito.
Já ouviu falar que o diamante tem dureza 10 na escala de 1 à 10? Para se ter ideia o ouro tem dureza 2,5 a 3 o que o torna bastante mole comparado com outros metais.
Se você gosta de usar varias peças juntas, colocar vários anéis num mesmo dedo ou usar suas semijoias com relógio, saiba que o atrito vai aos poucos desgastando a camada de revestimento, e o ouro por ser muito mole (menor dureza) tende a desgastar em contato com outros metais.
Tente alternar o uso das peças, minimizando o tempo de atrito, assim elas terão mais durabilidade.
O ideal é usá-las separadas, ou misturar peças mais leves para que o atrito não seja tão intenso.
Uso de perfume, desodorante e creme
Perfume, desodorante e creme são compostos químicos que além de água e álcool, possuem muitos outros componentes ácidos e alcalinos que agridem e causam oxidação ao banho de ouro.
Retire sua semijoia antes de aplicar perfumes, pomadas e cremes e deixe-os secar por alguns instantes, só em seguida volte a coloca-lá.
Se por acidente elas entrarem em contato com estes produtos, lave-as com agua corrente e sabão neutro, secando-as com papel toalha e depois aqueça-as com secador para tirar toda umidade.
Definitivamente, a umidade é péssima para as semijoias e sempre deve ser evitada.
Guarde suas semijoias em local seco e tente colocar algumas peças de giz escolar no mesmo compartimento, pois eles absorvem a umidade do ar.
Banho de chuveiro, piscina ou mar
A água é oxidativa, possui sal na composição e danifica o banho, portanto tire as semijoias ao tomar banho todos os dias, pode ser incomodo mas elas duraram muito mais, além de permanecerem com mais brilho e beleza.
A piscina além da água possui cloro, portanto, o dano é mais rápido, bastando um mergulho para ser irreversível.
Água e sal também não são nada saudável para suas semijoias.
Se quer elas bonitas e duradouras deixe-as longe da praia.
Se você não gosta de banho de mar saiba que a areia também contem sal e danifica as peças.
Utilizá-las durante a faxina
Utilizar suas semijoias durante a faxina definitivamente é uma péssima decisão.
Como já falamos antes, o ouro é por natureza muito mole, e em contato com louças, talheres e panelas podem desgastar por atrito.
Produtos de limpeza, baldes vassouras, esponjas, escovas….tudo isso vai danifica-las, e com certeza ao final da limpeza você já verá sinais do estrago, por isso, seja prudente e retire-as antes de iniciar qualquer trabalho manual intenso.
Semijoias e academia
Semijoias e academia não combinam mesmo!!! Jamais use semijoias para malhar.
Pode até parecer estranho, mas tem pessoas que utilizam acessórios na academia, e não estou falando da recepcionista, nem da secretária, estou falando de pessoas que as utilizam para treinar.
Atrito intenso com halteres e barras podem arranhar o banho de ouro em um único exercício, isso porque o ouro é muito mais mole que os metais usados nos halteres e barras.
Sabe aquelas ranhuras das barras e halteres? Parecem uma lixa não é? Essas ranhuras desgastam a camada de banho da semijoia em um único movimento, e é considerado mau uso em caso de você querer receber a garantia da semijoia.
Caros amigos, revendedores e consumidores devemos nos informar e informar nossos clientes dos cuidados necessários para aumentar a durabilidade das semijoias.
Vale sempre o “bom senso”, como tudo nesta vida!