Aprenda a se preparar para as vendas sazonais!
Um bom planejamento de vendas é fundamental para qualquer empreendimento. Isso inclui pensar nas estratégias que serão adotadas de maneira sazonal. Isso quer dizer que os períodos de maior relevância, como as datas sazonais, devem ser incentivados, e as épocas de escassez precisarão ser mais bem trabalhadas para um balanço positivo durante o ano inteiro.
Aprender a se planejar para datas sazonais pode ser um diferencial para o sucesso. Por isso, nesse post vamos ajudar você a pensar estrategicamente sobre esse planejamento. Leia com atenção as dicas a seguir e comece agora mesmo!
Entenda como funciona o seu empreendimento
Antes de pensar no planejamento para datas sazonais você precisa descobrir quais são os períodos de maior demanda e quais aqueles em que as vendas são mais escassas. No ramo de semijoias, datas comemorativas como Dia das Mães, Dia do Namorados e Natal costumam ser bem proveitosos.
Por outro lado, há outros momentos em que a procura não será assim tão intensa. É extremamente válido aprender a identificar esses períodos e, então, estabelecer boas estratégias de atuação para cada um deles.
Saiba como trabalhar datas sazonais de maior movimento
Os períodos de maior procura, como as datas comemorativas em que as pessoas gostam de presentear com semijoias, demandam um investimento maior. Para aproveitar bem o momento, incremente seu estoque com peças referentes à data em questão.
No Dia das Mães, escolha pingentes com motivos religiosos, familiares e corações, por exemplo. É importante oferecer novidades e produtos com preços variados para que existam boas possibilidades de presentes para todos os orçamentos. Não se esqueça ainda de considerar datas sazonais ligadas à época em que as pessoas recebem o pagamento no mês e os incentivos de final de ano.
Outra dica importante é criar ações promocionais, como descontos progressivos e incentivos, para que a pessoa adquira mais de um item. Não esqueça de divulgar essas estratégias! Vale a pena visitar clientes regulares e enviar mensagens de texto com as promoções para seu público fiel. A ideia é aproveitar a demanda alta para criar capital suficiente para superar os períodos em que as vendas são menores no ano.
Descubra como melhorar as vendas em períodos de escassez
Em algumas datas sazonais, os consumidores se retraem um pouco. Há inúmeras razões para que isso aconteça. Tudo vai depender do perfil da sua clientela. Muitas pessoas costumam viajar nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo. Desse modo, é comum que as vendas caiam no início do ano.
Para superar essas ocasiões, vale a pena adotar algumas táticas. A primeira delas é cuidar bem o dinheiro que você ganhou nos períodos de vendas mais volumosas. Pense que o próximo mês pode não ser tão proveitoso e que você pode eventualmente precisar desse recurso.
Compre menos peças para os seus mostruários, mas invista em semijoias da moda e que são, por isso mesmo, itens de desejo. Visite suas clientes com regularidade, mande uma mensagem para avisar que chegaram novidades e que a presença delas é esperada ou agende uma visita na casa delas. Outra dica para melhorar as vendas nesse período é oferecer boas condições de pagamento, como um parcelamento em mais vezes, de acordo com o volume de compras.
Para aproveitar melhor as datas sazonais no seu negócio, é importante conhecer o comportamento de compra da clientela e se preparar para isso. Em épocas próximas a datas comemorativas, por exemplo, aumente seu estoque, incremente seu acervo com itens relacionados e crie promoções. Já nas épocas de escassez, invista em peças cobiçadas, melhore as condições de pagamento e incentive suas clientes a comprarem mais. Certamente, o balanço será mais positivo.
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