Saiba o significado e como usar escapulário
O escapulário foi criado no século XVIII em um contexto religioso e, por muito tempo, foi restrito aos praticantes da religião católica em busca de proteção e proximidade com a fé.
Com o passar dos anos, o item foi ganhando admiradores e se popularizando, ganhando espaço como acessório de moda. Neste caso, não é mantido o sentido do original.
Neste conteúdo será possível entender melhor sobre a origem, o significado e como usar o escapulário no sentido religioso e também como acessório. No fim você ainda encontrará dicas de como combinar o item com o visual.
Navegue para entender mais sobre escapulário:
- Qual o significado do escapulário?
- Modelos de escapulário
- Como usar escapulário?
- Dicas de visuais com escapulário
- Dúvidas frequentes
Qual o significado do escapulário?
O significado da palavra “escapulário” deriva do latim “scapula” que significa “armadura” ou “proteção”. O nome também funciona como referência ao local do corpo no qual o item é usado, sendo o “ombro” ou a “escápula”.
Originalmente o escapulário era relacionado apenas a religião. Neste caso ele é mais do que um acessório, sendo um meio para aprender mais sobre a espiritualidade e estar em contato com a fé.
Além disso, ele também tem o papel de proteger quem o usa. A tradição diz que quando o escapulário arrebenta é porque quem usa foi salvo de uma situação de perigo. Então, é necessário adquirir um novo escapulário para substituir o antigo.
Com a popularização deste modelo de cordão, também passou a ser comum o uso sem significado religioso, com as medalhinhas substituídas pela representação de algo importante para quem usa, como símbolos místicos ou amuletos e pingentes para trazer sorte.
Modelos de escapulário
Quando criado, o escapulário era uma grande peça de tecido semelhante a um avental e presos nas extremidades havia dois pedaços de panos com imagens de Nossa Senhora do Carmo de um lado e o Sagrado Coração de Jesus do outro. Nesta época o item era parte da vestimenta dos monges carmelitas da Ordem do Carmo e era usado por cima da batina, cobrindo a região dos ombros (por isso o significado do nome).
Conforme foi se popularizando entre os fiéis e depois com o público geral, o escapulário foi sendo adaptado e diminuiu de tamanho. Atualmente, o escapulário é encontrado em diferentes materiais e modelos, dos mais simples aos mais estilosos. Ainda assim, a ideia principal se manteve: dois retângulos em lados opostos do pescoço.
Usar um modelo diferente do tradicional não interfere no significado do escapulário.
Como usar escapulário?
Normalmente o escapulário é usado como cordão no pescoço, mas também há quem use como pulseira. Em relação ao modo correto de usar as medalhinhas, não há um lado correto, mas o mais comum é o Sagrado Coração de Jesus para trás e Nossa Senhora do Carmo na frente.
É possível usar a semijoia do escapulário apenas como acessório ou por quem tem fé no item, o principal diferencial é a intenção da pessoa.
Para quem busca proteção no escapulário, deve benzer a semijoia. A tradição católica aponta que para a proteção ser completa, o escapulário deve ser um presente de pessoa querida ou de um padre. Por isso, o escapulário é uma ótima opção de presente para dar às pessoas próximas, bastando encontrar um modelo que combine com o estilo e gosto da pessoa.
Por ser uma tradição e não uma regra, também é possível se auto presentear.
Dicas de visuais com escapulário
Os escapulários podem ser usados por homens, mulheres e crianças, independentemente da motivação ser religiosa ou apenas como acessório.
Para as crianças as medalhas mais comuns são a virgem do silêncio e um anjo. Já para os adultos há diversos modelos que combinam com os mais diversos visuais, sendo possível criar looks para as diversas ocasiões. A dica principal é: combine a cor do escapulário com outros acessórios.
Leia mais: 8 dicas para montar um mix de semijoias harmônico!
Para ocasiões mais chiques, o escapulário de ouro funciona melhor ao trazer delicadeza. Já os da cor prata combinam mais com o cotidiano por ficarem legais com peças de roupas branca, preta ou azul.
O escapulário fica bom em visuais masculinos mais simples, com calça jeans e blusas lisas. Para complementar é possível combiná-lo com anéis, pulseiras e até relógio.
Em mulheres, o escapulário funciona com roupas que valorizam mais a área do pescoço e do busto, como roupas mais decotadas Para as semijoias complementares, há harmonia em itens como gargantilha ou choker. Brincos grandes ou que chamam atenção devem ser evitados.
Gostou de saber o significado e como usar escapulário?
Apesar de ter surgido a partir da religião e ainda ser muito utilizado como ato de fé e para proteção, o escapulário se popularizou como um acessório de moda. Claro que há quem junte o útil ao agradável e usa os modelos no sentido religioso, mas também para estar na moda.
Além disso, o escapulário ainda é uma ótima sugestão para presentear pessoas queridas, então, que tal colocar nossos escapulários no seu catálogo? Confira nossas semijoias deste modelo.
Dúvidas frequentes sobre como usar escapulário
Como usar o escapulário? Qual é o jeito certo?
Não há jeito certo, o escapulário pode ser usado por motivos religiosos ou apenas como acessório. Quando usado por religião, o mais comum é o Sagrado Coração de Jesus para trás e Nossa Senhora do Carmo na frente, mas isso não é uma regra.
Por que dar escapulário como presente?
A tradição católica é de que para ter a proteção total, o escapulário deve ser ganho por uma pessoa querida ou por um padre. Por isso, é uma ótima opção de presente para dar às pessoas próximas, bastando encontrar um modelo que combine com o estilo e gosto da pessoa.