Qual a diferença entre diamante, cristais, strass e zircônia?
Perceber de forma adequada a diferença entre os diversos tipos de pedras faz com que você ofereça informações mais precisas aos clientes, e também ajudam a não ser enganada na hora em que for levar uma peça para casa, no papel de consumidora.
Sim, existem muitos tipos de pedras! E cada uma reúne características, algumas bem marcantes. Quer saber que características são essas? A partir da leitura deste artigo, você será capaz de entender muito bem a diferença entre diamante, cristais, strass e zircônia. Confira!
Entenda a diferença entre diamante, cristais, strass e zircônia
O que todas essas pedras têm em comum é o fato de serem transparentes, brilharem muito e encantarem as pessoas por gerações. No entanto, as semelhanças podem facilmente quase que parar por aí.
O fato é que o uso do strass, da zircônia e até mesmo dos cristais em peças como pontos de luz são uma forma de criar versões menos onerosas que o diamante. Quanto maior for a qualidade do processo de criação da pedra, mais cara será a joia. Assim, as zircônias têm valor maior econômico, porém, apresentam beleza superior ao strass, por exemplo.
Veja por que o diamante é mais caro
Os diamantes são pedras naturais originárias do carbono, muito raras e, por isso, mais caras. Apenas as pessoas verdadeiramente nobres ou muito ricas tinham acesso a essas pedras. Por esse motivo, eles se tornaram símbolo de status e poder.
Como as joias com diamantes são muito dispendiosas, o mercado começou a investir em opções de pedras com brilho semelhante, a fim de adornar bijuterias e semijoias. Tudo isso na tentativa de imitar sua beleza, só que em peças mais acessíveis ao grande público. Em todo caso, mesmo assim é grande a diferença entre diamante, cristais, strass e zircônia.
Conheça um pouco mais sobre os cristais
A palavra cristal é designada para vários tipos de pedras de cores e tamanhos diferentes. O mais comum é o cristal de quartzo transparente, uma pedra natural com dureza e pureza bem inferior aos diamantes. Por isso, não permitem uma lapidação tão precisa, nem brilham tanto.
A tecnologia permite a criação de cristais sintéticos. É assim que algumas marcas famosas conseguem pedras com brilho e aparência bem semelhante ao diamante. Devido à complexidade do processo e à beleza que é alcançada, são itens bem mais caros que as outras versões de cristais.
Entenda o que são as zircônias
Existem zircônias naturais, mas também aquelas sintetizadas em laboratório. As naturais são pouco comuns e costumam ser usadas apenas na elaboração de joias preciosas. Já as versões sintéticas são muito semelhantes ao diamante e são utilizadas em semijoias e peças em prata.
As zircônias são tão bem-feitas que, dependendo da qualidade da pedra, apenas aquelas pessoas especializadas na área e com grande conhecimento são capazes de diferenciar os dois produtos com razoável facilidade. A forma mais simples de fazê-lo é comparar os pesos. As zircônias são bem mais pesadas que os diamantes.
Descubra de que é composto o strass
O strass é feito de um pó derivado de cristal de rocha, fragmentos de plásticos e vidros. Para conseguir um fulgor ainda mais reluzente, uma camada de metal é aplicada em sua base. É a mais econômica das pedras que buscam imitar o brilho do diamante e é muito usada em bijuterias e acessórios.
Como deu para perceber, além dos preços de comercialização, a diferença entre diamante, cristal, strass e zircônia está na sua formação — que pode ser natural ou sintética, e no brilho que a pedra apresenta. Apesar disso, qualquer uma delas, se for elaborada com matéria-prima de boa qualidade, pode compor peças elegantes e de muito bom gosto. Procure sempre bons fornecedores, que ofereçam produtos com excelente acabamento e cuidado na produção.
Gostou das dicas? Acesse o site da Donadiva Semijoias e siga nossa página no Facebook para descobrir muitas informações interessantes sobre semijoias, empreendedorismo e revendas!