Relicários: saiba o significado

Relicários: saiba o significado

Os acessórios são elementos importantes no visual de uma pessoa e dizem muito sobre a personalidade de uma pessoa e até suas crenças. Dentre todas as opções que são tendência na atualidade, se destaca o relicário com todo seu simbolismo. 

Muito mais que um item que se destaca no look, ele permite que as pessoas amadas estejam sempre presentes. A peça é perfeita para usar e lembrar de seus amores e também para presentear. Conheça mais sobre o história, significado e uso dos relicários:

História e uso dos relicários

Os relicários são capazes de eternizar momentos, afinal contam com espaço para guardar fotografias e até pequenos itens que remetem a uma memória importante, que será lembrada para sempre. 

Eles costumam ser usados para homenagear filhos, membros da família, pets e até amigos, em um acessório de combinação muito simples e aparência belíssima. Somente quem usa a peça sabe descrever o sentimento presente nela, afinal ela fica fechada e sempre próxima ao coração.

O nome “relicário” é derivado de relíquias, justamente por ser um local para armazenar as mesmas. No início de sua criação, ele era usado por pessoas que tinham muita fé em santos, assim as imagens eram colocadas no interior da peça, como um amuleto.

Depois os relicários contavam com pequenos itens, cinzas ou qualquer lembrança de uma pessoa que se foi, esses pertences sempre foram armazenados em igrejas e recebiam o nome de relíquia, por isso o uso era normal. Portanto, a função dele sempre foi guardar uma preciosidade.

Foi no século XIX, que ele ganhou notoriedade e passou a ser um acessório difundido e um elemento de moda. Assim, se tornou uma tradição oferecer o presente feminino com a lembrança de uma pessoa que faleceu, como um ato de amor e condolências.

Tipos de relicário

Relicário aberto – Conta com um formato igualmente belo, mas a foto fica exposta. Como característica, ele é mais chamativo em um look;

Relicário religioso – Para os fiéis é possível encontrar peças com a simbologia religiosa, semelhante a bíblia e com imagens de fé;

Relicário coração – O mais tradicional tem o formato de coração, para justificar o amor diante da lembrança nele presente. A pequena peça pode ser lisa, com frases ou repleta de desenhos, como os utilizados desde a antiguidade;

Relicário de vidro – O pingente feito em metal e vidro já foi um sucesso, principalmente em versões simbólicas de proteção, com sal grosso e algum amuleto. Ele funciona como uma cápsula e permite que letras, fios de cabelo e elementos pequeninos sejam armazenados.

A escolha de um relicário deve ser feita de acordo com o estilo da pessoa, para que as possibilidades de usar sejam maiores. A qualidade também é um quesito indispensável, afinal o acessório pode durar para sempre se o for de alto padrão.

Elegância, estilo e tendências em acessórios femininos você encontra na Dona Diva Semijoias. Precisa de dicas de presente? Não deixe de conferir todas as versões de relicários e se encante com a preciosidade, qualidade e delicadeza dos exemplares.