6 dicas de marketing para revender semijoias
Todos já sabem o quanto a revenda de semijoias é lucrativa e uma excelente opção para quem deseja um dinheiro extra ou abrir um negócio próprio. Os revendedores precisam somente se preocupar com as vendas, sem se envolverem na fabricação, que é toda garantida pelo fornecedor.
Vender pode ser um dom para alguns, mas também é essencial ficar informado sobre as táticas usadas atualmente para angariar e manter os clientes, sejam eles compradores de semijoias ou qualquer outro produto ou serviço. Confira algumas dicas de marketing que fazem muita diferença na revenda:
Conheça seu público-alvo
As maiores empresas do mercado são bem-sucedidas graças ao seu marketing e o conhecimento sobre seu público. Quando se “atira para todos os lados, não se acerta ninguém”, é preciso segmentar. As companhias que já possuem tempo de mercado podem fazer o levantamento de acordo com as informações dos consumidores, as novas devem criar uma persona idealizada com as referências que a corporação deve atingir.
De acordo com uma especialista em marketing existem consumidores específicos para o nicho de semijoias, “uma loja que trabalha com semijoias tem como público-alvo mulheres da classe B ou C que gostam de se vestir bem com um melhor custo-benefício do que investir em joias“, com isso é preciso estudar todas as necessidades destas pessoas e definir as peças que devem ser investir.
Tudo isso ajuda na seleção para o estoque, estratégias de marketing, fidelização dos clientes e muito mais.
Saiba tudo sobre o produto
Tirar as dúvidas dos clientes sobre os processos, materiais e outras características de um produto é essencial, mas também é preciso saber da durabilidade e qualidade. Antes de optar por um fornecedor, é indicado usar seus itens para entender como funcionam, seu acabamento, brilho, resistência e durabilidade, que são fatores fundamentais em uma semijoia.
O fabricante das semijoias é o responsável pela reputação do revendedor, por isso é crucial conhecer o trabalho e opiniões sobre ele, aproveite a internet para ler comentários, ver vídeos e ainda saber sobre a reputação nos sites de reclamação de consumidores, como o Reclame Aqui.
Ofereça diversas formas de atendimento
O atendimento é fundamental para tirar dúvidas, conhecer novos modelos de anel, brinco, pulseiras e outros acessórios, além de fazer toda a diferença no pós-venda. Veja quais as maneiras mais assertivas de se comunicar com os consumidores:
WhatsApp – Sem sombra de dúvidas o WhatsApp é o aplicativo mais usado para se comunicar nos dias atuais, inclusive sendo mais usado que o telefone. Ele possui a troca de mensagens gratuitas em tempo real, basta o celular e a conexão com a internet. Ele pode ser usado como forma de enviar promoções, novidades, tirar dúvidas, vender e atender, sendo a forma mais simples e muito importante:
Telefone – Algumas pessoas ainda usam o telefone para se comunicarem, pois não são adeptas da internet ou preferem o modo rápido de ligar e se sentem mais seguras com isso. Para o público conservador é essencial possuir um telefone disponível para o cliente, que pode ser o mesmo do WhatsApp, deixando ainda mais fácil para os clientes;
E-mail – O e-mail garante que todas as conversas sejam salvas e, por isso, é essencial na venda, para o envio de nota fiscal, rastreio de entrega e comunicados formais;
Chat – Para quem pretende abrir uma loja online, pode colocar um chat para que o cliente fale em tempo real pelo portal, como se um vendedor ficasse disponível 24 horas por dia ou em horário comercial, sendo um diferencial de algumas marcas.
Conquiste seu cliente
O cliente feliz volta para fazer novas compras, mas isso só ocorre com as experiências positivas, elas se iniciam com a qualidade das pulseiras, colares, piercings e outros itens, mas existem modos de superar e intensificar a satisfação.
Atendimento diferenciado – A educação, respeito e atenção são fatores comuns nas multinacionais e empresas de grande porte, que entendem a importância do cliente para seus negócios. Treinar os colaboradores e tentar melhorar o trato com os consumidores é imprescindível, os problemas devem ser deixados em casa e até a falta de educação precisa ser retribuída com paciência e uma mensagem doce;
Brindes – Todo mundo gosta de ser mimado e os brindes são uma forma de mostrar a generosidade e a lembrança, para as semijoias uma peça simples para um determinado valor de compra ou apetrechos de beleza são os preferidos, como um prendedor de cabelo, que custa pouquíssimo e agrada;
Atenção no cliente – Uma mensagem de aniversário, cupom de desconto, parabenização em datas comemorativas e outras lembranças fazem o consumidor se sentir mais especial e único, e não custam nada para um revendedor de semijoias.
Faça o pós-venda
Para quem não conhece, o pós-venda é o contato do vendedor com o cliente após a finalização da compra, nos acessórios é comum que surjam dúvidas sobre pagamento, duração das peças, reclamações, sugestões ou simplesmente a pergunta da sobre a satisfação com o produto e o atendimento. Esse canal é fundamental para que ele se sinta seguro e mostra a atenção da parte da empresa.
Se um brinco desbota ou quebra, por exemplo, o contato é feito para realizar a troca, verificar a garantia ou pedir um estorno, mas muitas razões são comuns ao procurar um pós-venda.
Tenha um diferencial
Existem muitos revendedores de semijoias, cada um faz sucesso por um motivo e investe em seu diferencial. É preciso saber qual o seu ponto forte e sempre melhorar ele, mas sem deixar de focar nos demais quesitos.
É comum os clientes comentarem sobre a educação, preço, qualidade, simpatia ou qualquer outra característica durante a aquisição de acessórios. Faça diferente e seja único, pois gera vendas, lucro e fidelização.
A Dona Diva é uma especialista em semijoias, que conta com peças para todos os estilos de pessoas, das mais atemporais até as tendências do momento. Para satisfazer até as pessoas mais exigentes, também existem as peças personalizadas e cheias de estilo, como os relicários, colares e brincos, para entes queridos, mamães, vovós, dentre outras.