As 8 características de uma mulher independente

As 8 características de uma mulher independente

A independência feminina está ganhando relevância e adquirindo mais adeptas desde o início do século XX, quando as primeiras sufragistas conquistaram as ruas. De lá para cá, as mulheres se desdobram entre tarefas profissionais e domésticas, cada vez mais empoderadas e empreendedoras.

Uma característica central da personalidade desse tipo de mulher é a capacidade de agir sem a necessidade de agradar forçadamente os outros. Elas seguem seus próprios valores, sonhos e se preocupam com o coletivo. 

Confira no texto a seguir as atitudes da mulher independente e quais personalidades femininas são exemplos de mulheres empoderadas!

Navegue para saber as características de uma mulher independente:

O que é ser uma mulher independente?

Ser uma mulher independente é ser forte, resiliente, empoderada e empreendedora. Também é valorizar a liberdade e buscar a autoestima independente do padrão de beleza definido pela sociedade. 

Não se reconhece uma mulher independente pela roupa, e sim pelas atitudes, força, coragem e postura diante da vida. Então, para ser uma mulher independente é necessário se desvincular de pensamentos machistas e antiquados e ser você mesma, afinal, cada mulher é única. 

As atitudes de uma mulher independente

A mulher independente é motivada pela realização dos seus sonhos e a superação de desafios, já que precisa enfrenta e lutar diariamente contra a opressão, o machismo e as pessoas que duvidam de suas capacidades. 

Confira dicas sobre como mostrar o poder da força feminina: 

1. Não fique à espera da “alma gêmea”

A mulher independente não deposita sua felicidade na presença de outra pessoa. Se surgir uma pessoa incrível na vida dela, deve ser para agregar positivamente, mas ela jamais se tornar o ponto mais importante. 

2. Tenha postura proativa

Dificilmente uma mulher independente passará a vida se lamentando, pois prefere lutar por dias melhores. Então, mesmo com mil problemas, o foco não é neles, e sim em como resolvê-los. Isso não significa que ela seja cega para coisas erradas, mas que ela está ocupada em criar soluções. Mesmo abalada, ela dará a volta por cima após uns dias se recuperando. 

3. Seja fashionista

A postura típica da mulher independente na moda é basicamente usar a peça que ela está a fim de usar. Ou seja, está longe de ser uma Maria-vai-com-as-outras! 

Para ter confiança e autoestima, ela é antenada nas trends, mas elege as tendências que mais lhe agradam para criar combinações de roupas, acessórios e semijoias.

Ela quer se sentir bonita e confortável, então, usa o que a faz se sentir bem consigo mesma! Afinal, feminilidade não é sinônimo de fraqueza. 

4. Trabalhe para buscar a independência financeira

A mulher independente pode até não ser autônoma do ponto de vista financeiro, mas essa será a sua meta. Ela pode ser empreendedora, engenheira, manicure, cabeleireira, faxineira ou atriz, não importa a profissão. As mulheres podem ser o que elas quiserem!

Leia mais: 22 dicas para você ter sucesso na venda de semi joias

5. Seja sincera com os filhos

Quando é mãe, a mulher independente age de forma protetora pelo bem-estar de seus filhos. Ela sabe que crianças amadas têm mais chance de se tornarem adultos seguros e independentes, então, desdobra-se em amor, dedicação e diálogo — sem deixar de ser firme na educação.

6. Defenda os direitos das outras mulheres

Dificilmente uma mulher independente de verdade é indiferente às lutas de outras mulheres. Em geral, ela acompanha causas, como a luta contra a violência doméstica e a desigualdade no mercado de trabalho. 

Ela consegue fazer tudo isso e ainda assim se manter em dia com o visual e a moda sem problema nenhum!

7. Não precise da aprovação de outros

Uma mulher não precisa provar sua independência para ninguém, pois a fonte de sua força é natural e vem do seu interior. Elas sabem ser carinhosas e doces com as pessoas à sua volta e também conseguem ser sérias e batalhadoras pelo que desejam.

8. Vá aos lugares sozinha

Uma mulher independente não se sente sozinha ao ir desacompanhada para os lugares, seja ao cinema, um bar para tomar um drink, ao banheiro ou a um restaurante Claro que companhias são divertidas e bem-vidas, mas saber aproveitar a própria companhia e se amar é um das iniciativas mais importantes.

Confira mulheres famosas empoderadas e empreendedoras para se inspirar!

Personalidades femininas fortes para se inspirar

Tanto no cenário internacional quanto brasileiro há muitas mulheres na mídia que dão visibilidade para causas femininas e se mostram exemplos de superação, força e poder. 

Por exemplo, a atriz Cláudia Raia engravidou aos 56 anos e recebeu muitas críticas por isso. Outro destaque é Taís Araújo, uma das poucas negras que conquistaram espaço de destaque no cenário brasileiro. 

Confira outras mulheres brasileiras empoderadas e empreendedoras para ter como referência:  

Anitta

Colecionando indicações, vitórias e apresentações em premiações importantes, como no Grammy latino, a cantora Anitta possui uma carreira nacional aclamada e está desenvolvendo uma carreira internacional. Além disso, ela é empresária e já atuou no Conselho de Administração do Nubank e como líder de Criatividade e Inovação da Skol Beats da Ambev.

Beyoncé

Considerada uma das maiores artistas femininas da história da música, a cantora, atriz e empresária Beyoncé é uma das maiores referências de sucesso, sendo a artista que mais ganhou Grammys, com 32 vitórias. As músicas, que incluem temas políticos, como padrões de beleza, autoestima e cultura negra, conquistaram ouvintes de todo o mundo. 

Bruna Marquezine

A atriz Bruna Marquezine é reconhecida no meio desde criança pela atuação na novela “Mulheres Apaixonadas”. Após conquistar o público brasileiro, Bruna buscou novos desafios e conseguiu um papel em um filme de Hollywood, Besouro Azul, de uma das maiores empresas de super-heróis, a DC Comics. 

Rihanna

Com uma voz e visuais empoderados, a cantora Rihanna é uma das mulheres mais ricas do cenário da música. Ela também é empresária e, desde 2017, tem a própria marca de maquiagem, Fenty Beauty, que chamou atenção pela diversidade na tonalidade de cores.  

Ludmilla

A cantora de funk e pagode é uma grande referência da música brasileira. Ela conquistou muitos fãs pela versatilidade musical e resiliência. Ludmilla também traz representatividade  no cenário por ser LGBTQI+, inclusive, é casada com a dançarina e influenciadora Bruna Gonçalves. 

Você é uma mulher independente?

Após conferir nossas dicas sobre como ser uma mulher independente, você já sabe a importância de mostrar quem você é e como conquistar espaço para mostrar que você é capaz e que pode alcançar o sucesso sem depender de outros. Cada mulher tem a sua própria personalidade, por isso, é fundamental respeitar a individualidade e o estilo das outras mulheres. 

Ser uma mulher independente é ter consciência do papel das mulheres no mundo e buscar espaços que também pertencem a mulheres. Ao atingir o sucesso, inspira outras mulheres a se tornarem bem-sucedidas e independentes.

E, você, quer ser uma referência de mulher independente e empreendedora? 

Assine a nossa newsletter para receber textos exclusivos sobre o mundo feminino!

Dúvidas frequentes sobre como ser uma mulher independente

Para ser uma mulher independente é necessário se desvincular de pensamentos machistas e antiquados para ser você mesma. Cada mulher tem a sua própria personalidade, então, aposte nisso para buscar a sua independência.

Algumas mulheres independentes para se ter como referência são: Anitta, Bianca Andrade (Boca Rosa), Bruna Marquezine, Beyoncé, Gisele Bündchen, Rihanna e Ludmilla.