Conheça o significado de olho grego para a sua semijoia
O olho grego é uma tendência mundial em alta para todos os públicos, desde os adolescentes até pessoas de mais idade.
O símbolo está presente em diversos acessórios, como semijoias, bolsas, chapéus e também em decorações de casa, chaveiros e roupas.
Por que tanto sucesso? Bem, além de esteticamente bonito, o olho grego também é atrativo pelo significado.
Confira a seguir a história de como surgiu, qual o significado e dicas de como montar looks com este símbolo.
Navegue e descubra mais sobre o olho grego:
- A história de origem do olho grego
- Qual o significado do olho grego na semijoia?
- Dicas de como montar looks com olho grego
- Dúvidas frequentes
A história de origem do olho grego
A origem do olho grego, também chamado de olho turco, Nazar ou olho místico, é incerta. Os indícios apontam que o amuleto começou a ser usado nas culturas antigas entre 5.000 a.C e 1.500 a.C., entretanto há discordâncias sobre o local em que surgiu.
As principais influências registradas são de países árabes, como a Síria, que é a antiga Mesopotâmia (primeiro registro do olho grego), mas também do Egito (registro de formato mais parecido com o atual), e Turquia (utilização de vidro na composição do amuleto).
Lenda: a história da criação do olho grego
A lenda de origem do olho grego diz que os cidadãos de uma cidade, após não conseguirem mover uma enorme rocha, levaram um dos habitantes conhecido por ter “olho gordo” até o local.
Por causa da inveja e energia negativa dele, a rocha teria se partido em duas partes apenas com o olhar dele. Então, a partir disso, foram criados os primeiros objetos em formato de olho para proteger contra o mal e a inveja.
A crença na superstição de que carregar o símbolo do olho grego ajuda na proteção e atrai sorte se popularizou, ainda que a lenda não seja tão conhecida.
Qual o significado do olho grego na semijoia?
O símbolo do olho grego é encontrado em ambientes e diversos itens do cotidiano, como em acessórios e semijoias, porque, além do design trazer um ar místico, várias culturas acreditam que o olho grego absorve as energias negativas e afasta o mal, como a inveja e o mau-olhado. E também acreditam que o símbolo atrai energia positiva, boa sorte, proteção, saúde e luz.
O significado da cor azul
O olho grego geralmente é feito de vidro e possui as cores azul escuro, azul claro, branco e preto.
Apesar de também ser encontrada em outras cores e também em versões coloridas para diversificar a estética, a cor azul tem dois significados atribuídos: representação do céu ou semelhança ao mau-olhado.
Na primeira possibilidade, a crença é que o azul foi escolhido para remeter ao céu e, por isso, a cor representa divindade, espiritualidade e paz.
Na outra versão, o azul foi escolhido por ser a mesma cor da inveja e do mau-olhado, então, a cor é usada para atrair mais facilmente a energia negativa para o amuleto que, por ser de vidro, quebra ao absorver a energia negativa e deve ser trocado.
Formato redondo: circular energia ou olhar de Deus
O formato também tem duas possíveis explicações: circular a energia ou ser uma representação do olho de Deus.
A primeira é resultado da crença turca que os olhos liberam energia. Então, o círculo do amuleto capta a energia negativa e, ao percorrer o caminho circular, a energia negativa é dissipada e a positiva se mantém.
Outra explicação é que o círculo seria uma forma de simbolizar o olhar de Deus, sendo o Olho que Tudo Vê. No campo simbólico, o olho tem ligação com a alma, o interior e o inconsciente, então, o item é para transmitir a paz, iluminar e proteger as pessoas e os ambientes.
Mão de Fátima
Há uma variação de design em que o olho grego está desenhado em uma mão. Esta mão significa para os muçulmanos os cinco pilares do Islão, mas ela também é conhecida como a mão de Fátima, uma referência a filha preferida de Maomé. O amuleto também significa proteção contra o mau-olhado, mas também é utilizado para fortalecimento da proteção e como símbolo de esperança.
Então, seja para uso pessoal ou para presentear as pessoas queridas, as semijoias com o símbolo do olho grego são ótimas opções por causa do significado do símbolo e pelo design estiloso. Confira a seguir dicas de como combinar o olho grego com roupas.
Dicas de como montar looks com olho grego
Além da superstição envolvida no amuleto, as semijoias com olho grego são lindas e modernas, sendo um ótimo acessório para complementar o visual.
O olho grego é encontrado em diferentes semijoias como pulseiras, anéis, brincos, colares, pingentes e até tornozeleiras. Estas peças são interessantes pela versatilidade de uso: combinam tanto em looks do cotidiano quanto em ocasiões mais formais. Por isso, é possível montar produções incríveis com a semijoia de olho grego.
As semijoias prateadas com olho grego são mais fáceis de combinar com roupas ou acessórios. Por causa das cores, as peças funcionam com trajes mais claros, jeans e roupas de praia. Já a versão do símbolo em peças douradas traz requinte e delicadeza para complementar os seus visuais mais clássicos.
Fazer um mix com outras pulseiras ou usar a pulseira de olho grego com anéis delicados, como o anel de falange ou o anel solitário, também é uma ótima proposta. Essa opção é indicada para um passeio com as amigas, completando o visual de maneira equilibrada.
Inclusive, uma dica é usar o olho grego junto de outro amuleto, como por exemplo, em formato de pimenta vermelha com o objetivo de afastar os maus espíritos.
O que achou de conhecer o significado do olho grego para as semijoias?
Neste post apresentamos a lenda em torno da origem do olho grego, o significado do símbolo e a representação de suas cores. Também demos dicas de como montar visuais incríveis com este amuleto.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal começar a colocar semijoias com olho grego no seu catálogo? Confira as nossas semijoias com o símbolo.
Dúvidas frequentes sobre o significado de olho grego na sua semijoia
Por que o olho grego é associado à proteção e ao afastamento de mau-olhado?
Várias culturas acreditam que o olho grego afasta o mal, como a inveja e o mau-olhado, e também absorve as energias negativas por causa da lenda sobre a origem do símbolo. A história conta que um homem era tão invejoso e cheio de energias negativas que partiu uma pedra em duas apenas com o olhar.
Além disso, há quem acredite que a cor e o formato do olho grego ajudam nessa proteção, seja por absorver a energia negativa, por transformar a energia negativa em positiva, ou por acreditar na relação entre o símbolo e Deus.