Semijoias e seus cuidados: veja 4 deles!
As joias sempre foram objeto de desejo e das fantasias de homens e mulheres do mundo inteiro. Contudo, nem todos podem ou querem gastar uma quantia mais elevada para adquirir uma peça legítima. Se esse é o seu caso, saiba que as semijoias são excelentes alternativas.
Afinal, uma peça de qualidade pode ser tão bonita quanto uma joia e pode durar uma vida inteira com os 4 cuidados que trouxemos para você nesse post. Portanto, não deixe de brilhar, continue a leitura e veja como manter suas semijoias impecáveis por muito tempo. Confira!
1. Evite usar perfumes e cosméticos sobre as semijoias
Por melhores que sejam as peças folheadas, elas passam por um processo químico para adquirir a cor e o acabamento semelhante ao de uma joia legítima. Por esse motivo, é muito importante evitar usar perfumes, cremes e cosméticos sobre as suas peças, já que esses produtos contêm componentes que podem causar escurecimento e manchas, por exemplo.
Sendo assim, antes de usar qualquer produto, remova as semijoias, aplique os cosméticos, espere secar e então coloque os acessórios novamente. Assim, você preserva o brilho e a cor dos folheados por muito mais tempo.
2. Preste atenção na hora de guardar suas peças
Tanto as joias quanto as semijoias precisam de cuidados especiais na hora de serem guardadas. Em primeiro lugar, é ideal encontrar um espaço seco e limpo para armazenar suas peças. A umidade e a poeira podem causar danos irreversíveis aos seus acessórios, então, tome cuidado.
Além disso, é muito importante não embolar seus acessórios. Encontre saquinhos ou organizadores para que elas não se misturem. Isso evita que elas arrebentem, arranhem ou soltem pedras, por exemplo.
3. Limpe seus acessórios antes de guardar
Outro cuidado importante é higienizar suas peças antes de guardá-las. Resíduos de cremes, sabonetes e suor danificam suas semijoias com o passar do tempo, especialmente se você não pretende usá-las no dia seguinte.
Para isso, use apenas um tecido de algodão ou uma flanela limpa e que não solte pelos. Você também pode usar um pouco de água sem cloro e sabão neutro. Mas certifique-se de secar bem seus acessórios antes de devolvê-los para a gaveta.
4. Procure não tomar banho com as semijoias
O cloro presente na água do chuveiro e da piscina pode ser muito corrosivo para as suas semijoias. Assim, quando você toma banhos frequentes usando os acessórios, eles tendem a perder o brilho e a cor.
O mesmo também serve para os banhos de mar, já que além do sal ser altamente prejudicial para as semijoias, ainda corre o risco de acumular resíduos e de arranhá-las na areia. Contudo, se ainda assim você fizer questão de usar suas semijoias na praia, tenha cuidado e limpe todas depois.
Ter os devidos cuidados com as suas semijoias é fundamental para que elas fiquem bonitas por mais tempo. Portanto, evite tomar banho com elas e usar cosméticos como cremes e perfumes. Guarde todas separadamente, longe da umidade e da poeira, e assim poderá usar seus acessórios por muitos anos sem que eles percam o brilho.
Gostou das dicas? Então compartilhe esse post com seus amigos nas suas redes sociais. Afinal, dica boa é dica compartilhada!