Semijoias infantis: quais são as melhores peças para as crianças?
Crianças usando semijoias, maquiagens e vestuário específico é uma questão polêmica e tão discutida que vai além de quem é pai ou mãe. Essas controversas acontecem pela ideia de ser “adulto demais”, o que não é verdade.
Fizemos esse conteúdo para quebrar esse tabu e mostrar que as crianças podem usar semijoias sem perder a essência e aura infantil. Basta saber escolher as peças certas!
Confira nossas dicas de como encontrar as melhores semijoias infantis.
Saiba mais sobre semijoia infantil:
Como escolher as melhores peças para as crianças?
Como crianças são agitadas, gostam de brincar e facilmente têm reações alérgicas, os critérios para escolher as semijoias vão além do estilo e beleza. Antes de sequer pensar em modelos e cores, você deve avaliar:
- Nível de conforto;
- Segurança relacionada a tamanho das peças (por engasgar), pontas afiadas, e outras formas de machucar;
- Utilização de tecnologias hipoalergênicas.
Além disso, é importante tomar algumas precauções para evitar situações de risco, então, não deixe a criança dormir com os acessórios e dê preferência para semijoias ao invés das bijuterias pela qualidade dos materiais.
As semijoias da Donadiva são níquel free e possuem revestimento de tecnologia hipoalergênica. Com isso, as chances de reações alérgicas com os produtos são mínimas, afinal só vão acontecer se a alergia for a ouro ou prata, o que é bem raro.
Leia mais: Entenda a alergia às bijuterias e semijoias e saiba como resolver!
Dicas de semijoias infantis
Evite semijoias pesadas ou grandes. Você sempre deve preferir peças simples, delicadas e que remetam ao universo infantil, seja através das cores ou temas. Por exemplo, animais e corações funcionam bastante para crianças, tanto que a nossa coleção Love My Pet é uma das mais recomendadas para esse público.
Outra recomendação é evite exageros, aposte no básico! Para isso, o melhor caminho é se manter nos clássicos: brincos, colares e pulseiras. Outras peças, como anéis e tornozeleiras, podem ser exageradas e atrapalhar no conforto.
Confira nossas sugestões para cada tipo de semijoia:
Brincos
Essa peça pode ser polêmica por precisar de furo na orelha, um procedimento doloroso. Ainda assim, caso a criança não tenha o furo, é possível usar os modelos de pressão.
Os brincos devem ser delicados e discretos. Algumas dicas que ficam legais são os com gatinho, borboleta e outros animais.
Ah, se a criança tiver o furo na orelha, não esqueça de escolher versões com tarraxa. Além de ser mais confortável, diminui as chances de perder, engolir ou da criança tirar a peça e se machucar.
Colares
Os colares indicados para o público infantil tem muita variedade de modelos. As sugestões mais legais são os cordões:
- Com pingentes coloridos relacionados a temas agradáveis, fofos e divertidos, por exemplo, o de borboleta (disponíveis em diversas cores);
- De proteção religiosa, como escapulários;
- Com espaços para fotos, como os relicários, já que é possível personalizar e escolher se a imagem será da família, amigos ou outra coisa que a criança ame.
Pulseiras
Há muitos modelos de pulseiras, então a ideia é selecionar os de correntes finas e com poucos detalhes.
Também pode ser legal incluir berloques, principalmente se forem coloridos e combinarem com o universo infantil, como unicórnio, emojis, sobremesas e outros doces. Repetindo: cuidado com o excesso!
Qual a sua opinião sobre a nossa seleção de semijoias infantil?
Para selecionar as melhores semijoias infantis é importante considerar fatores como a segurança e conforto dos pequenos. Ainda assim, é legal investir em cores e temas que as crianças acham divertidos. Então, o ideal é achar um equilíbrio para não exagerar, mas também usar a criatividade.
Também é importante pensar no custo-benefício, prevenção a alergias e durabilidade. Logo, recomendamos dar preferência a semijoias. Confira nosso blog post para entender a diferença entre semijoia e folheado.
Dúvidas frequentes sobre a escolha de semijoias infantis
Quais são as melhores semijoias para crianças?
As melhores semijoias são peças simples, delicadas e que remetam ao universo infantil, seja através dos temas ou cores. O ideal é apostar no básico, então, o melhor caminho é se manter nos clássicos: brincos, colares e pulseiras.
Há alguma contra indicação para crianças usarem semijoias?
Não necessariamente. Entretanto, recomendamos peças simples, delicadas e que remetam ao universo infantil. Além disso, é importante verificar a segurança, conforto e se é usada tecnologia hipoalergênicas nas peças.