Você e o cliente: como gerar uma conexão com seu consumidor
Ter uma empresa e uma marca sólida no mercado vai muito além de vender muito. Você precisa criar uma conexão forte com seu cliente para ganhar consumidores fiéis e aumentar o engajamento entre uma compra e outra.
É exatamente essa postura que vai garantir que seu público se sinta valorizado e, consequentemente, você conseguirá aumentar seu valor como marca. A boa notícia é que fazer isso é mais fácil do que parece. Basta prosseguir na leitura desse post e aplicar as nossas dicas. Acompanhe!
Conheça seu cliente
O primeiro passo para criar uma comunicação efetiva e um bom relacionamento com o cliente é entender quem ele é e quais são as suas necessidades. Portanto, fique de olho em quem costuma comprar suas peças e em suas principais características e anseios.
Questões como o tempo de resposta, o valor das peças, as campanhas promocionais e o atendimento devem ser sempre levadas em consideração. Assim, você melhora o seu serviço e se aproxima das pessoas de maneira natural.
Aprenda a ouvir seu público para atender melhor
Todo mundo gosta de se sentir valorizado e de ser bem atendido quando tem um problema com alguma marca, não é verdade? Por esse motivo, você precisa aprender a ouvir as demandas dos seus clientes e buscar encontrar soluções reais.
Se o consumidor deseja uma peça que você não possui, por exemplo, mostre que está se esforçando para consegui-la, ainda que isso signifique indicar o serviço de outro colega. Da mesma forma, se ocorrer alguma falha ou defeito, procure resolver a questão com bastante atenção e eficiência.
Estimule a interação entre a marca e o cliente
A internet possibilitou a abertura de diversos canais de comunicação para estreitar os laços entre você e seu público. Redes sociais, blogs e e-commerces com serviços de atendimento ao consumidor são apenas alguns deles.
Ou seja, não há motivos para não interagir! Aposte nas mídias sociais para criar proximidade e engajamento. Peça feedbacks, crie enquetes, realize sorteios e promova a conexão entre a marca e o cliente. Dessa maneira, é possível gerar um sentimento de identificação e de desejo pelos seus produtos.
Crie programas de fidelidade
Cartões fidelidade também são ótimas opções para gerar uma conexão com o cliente. Eles funcionam como um clube de vantagens, onde sua empresa oferece algum benefício após um determinado número de vendas.
Podem ser descontos, peças grátis ou até mesmo algum brinde dos seus parceiros. Essa dica é muito legal porque estimula as pessoas a comprarem sempre com você e a criar um sentimento de lealdade com sua marca.
Criar uma boa conexão com o cliente não é tão complicado quanto parece. Basta que você mantenha o foco nas necessidades do seu público, procure prestar um bom atendimento e proporcione uma experiência de consumo agradável. Assim você se aproxima dos consumidores e cria um sentimento de identificação que vai fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado.
Gostou das dicas para aumentar sua conexão com os clientes? Então, continue com a gente e descubra também como e quando fazer promoções!